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81 AutoData | Julho 2023 VOLKSWAGEN HÍBRIDO FLEX Seitz evita falar em datas mas admite que já está em curso o processo de na- cionalização do sistema que equipará os Volkswagen híbridos flex, que estão em desenvolvimento e devemchegar aomer- cado no médio prazo. Serão, portanto, ve- ículos produzidos no Brasil, a exemplo do projeto de sua concorrente Stellantis. O executivo afirmou, em 2022, que há umprojeto de produção de umhíbrido flex de entrada que é desenvolvido emparceria com a Volkswagen Índia e com a Skoda. • Segurança de Fornecimento Maxion Wheels • Lançamento de Produto TSTech • Inovação Instituto Eldorado • Sustentabilidade Saint-Gobain • Qualidade Forvia • Pós-Vendas Bosch • Diversidade & Social Lear • Parceria Volkswagen Argentina Mirgor • Parceria Químicos Exterior Pirelli • Parceria Químicos Interior Chris Cintos de Segurança • Parceria Metálicos Ferrolene • Parceria Conectividade e Powertrain Moura • Qualidade e Inovação Técnica em Serviços JSL • Parceria em Serviços Grupo Sesé Volkswagen The One 2023 Fornecedores premiados Segundo Seitz não há grandes dificul - dades em encontrar soluções nacionais para o sistema híbrido flex. Ele cita que o motor bicombustível etanol-gasolina já é produzido, há vinte anos, pela Volkswa- gen em sua fábrica de São Carlos, SP. As baterias também têm fornecimento na- cional: são montadas pelo Grupo Moura e equipam, inclusive, caminhões elétricos Volkswagen e-Delivery produzido des- de 2021 em Resende, RJ, pela VWCO, do mesmo grupo. E para motores elétricos e outros subcomponentes também existem fornecedores locais. CÂMBIO AUTOMÁTICO “Produzir omotor híbrido no Brasil émais fácil do que localizar o câmbio automático”, pondera Seitz. No caso das transmissões automáticas, apesar de presente em boa parte dos veículos vendidos no País atual- mente, o executivo afirma que a dificuldade é alcançar volumes para viabilizar a produ- ção nacional: “Conheci fábricas enormes de câmbio automático no Japão e na China. Fica difícil competir com eles, que produ- zem milhões de unidades por ano”. Para Seitz uma possível solução para nacionalizar ao menos uma parte das cai- xas automáticas seria a instalação de uma linha de montagem final do sistema. Há estudos para algo do tipo em Córdoba, Argentina, onde a Volkswagen produz transmissões manuais para exportação, inclusive para a Europa. PREMIAÇÃO Luiz Alvarez, vice-presidente respon- sável por suprimentos na região SAM, durante a premiação dos fornecedores observou que, após os muitos altos e baixos dos últimos anos pós-pandemia, começa a ver a estabilização da cadeia de fornecedores, com a economia mais estável e um movimento de redução no preço das matérias-primas: “Após passar por uma era de custos elevados e pressão na cadeia, com a pandemia, crise de semi- condutores e a guerra na Ucrânia, estamos caminhando para uma nova realidade de custos baixos”.

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