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70 Julho 2023 | AutoData LANÇAMENTO » FORD frenagem automática de emergência, sete airbags, assistência de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, farol alto automático, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmara de ré, reconhecimento de sinais de trânsito, multimídia Sync 4 com conexão sem fio para smartphones. Também há o pacote opcional já men - cionado que inclui ACC, câmara 360 graus, alerta de tráfego cruzado em marcha à ré comdetecção de pedestres, monitoramen - to de ponto cego, assistente de perma - nência e centralização em faixa, assistente de manobras evasivas e de cruzamentos. Com o pacote completo a Ranger LTD tem seis modos de condução acionados eletronicamente na tela central do painel, para controlar automaticamente tração, câmbio, direção e aceleração a depender do terreno. Assim como outros veículos da Ford a Ranger também é conectada ao smar- tphone do proprietário pelo sistema Ford Pass, que emite alerta de roubo, dá partida remota para climatizar a cabine, verifica luzes à distância, monitora pressão dos pneus, nível de combustível e também pode alertar sobre falhas ou troca de óleo e agendar serviços de manutenção. É tanta coisa que a Ford criou em suas concessionárias a figura do Ranger Expert, um especialista no veículo incumbido de explicar aos interessados todas as dúvidas e funções da nova picape. ALTO DESEMPENHO ON E OFF-ROAD Nas pistas de asfalto de alta e baixa ve- locidades do Campo de Tatuí o desempe- nho e comportamento dinâmico da nova Ranger são admiráveis. Na cabine quase não se ouve o barulho do motor, as trocas de marchas do câmbio automático de 10 velocidades são praticamente impercep- tíveis, enquanto o turbodiesel V6 de 250 cv e torque máximo de 600 Nm garante condução bastante veloz e estável. Freios a disco nas quatro rodas, os maiores do mercado, garantem paradas seguras. A nova suspensão é bem acertada, a picape absorve as imperfeições mesmo nas estradas de terra, e o conjunto chassi - -cabine usa materiais 30%mais resistentes às torções: não se ouve estalos nem nas condições mais adversas fora-de-estrada. O projeto da nova Ranger imprimiu ainda mais capacidade off-road para en - frentar qualquer terreno, como a altura livre do solo de 23,5 centímetros que per - mite atravessar áreas alagadas com até 80 centímetros de imersão. A condução fora-de-estrada é muito facilitada pelas assistências eletrônicas do veículo. Em baixas velocidades nos modos de condução off-road a tela central se divide em duas: a parte superior mostra imagens da câmera frontal com trilhas virtuais de

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