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60 Julho 2023 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO momento segue com os planos e deverá até o fim deste mês formalizar a compra das instalações da Ford em Camaçari. RECONSTRUÇÃO PÓS-FORD Conforme adiantou há mais de um ano a reportagemNa Era pós-Ford Bahia Tenta Voltar a Produzir Carros, publicada em AutoData em maio de 2022 (leia aqui) , a chinesa BYD herdará as dependências da Ford após um longo e duro período de negociações, que chegou a receber do governo baiano a oferta de um outro terreno em Camaçari, para construir a fá- brica do zero. Embora até o fim da primeira quinzena de julho o contrato de compra das insta- lações da Ford ainda não estivesse for- malmente assinado já há uma equipe que trabalha na adaptação da antiga fábrica para ser o futuro complexo automotivo BYD em Camaçari. A retomada dos pos- tos de trabalho e o reposicionamento da mão-de-obra qualificada e treinada pela Ford ao longo das últimas duas décadas são pontos cruciais para a nova fase da produção de veículos na Bahia. Júlio Bonfim, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, acompa- nhou todo o processo de desemprego causado pela saída da Ford, anunciada em janeiro de 2021, com 8 mil demitidos e indenizados, sendo 5 mil trabalhadores diretos da Ford e 3 mil dos fornecedores sistemistas que atuavam dentro da linha de produção e que recebiam os mesmos salários e benefícios. Em junho de 2021 a Ford ainda pagou indenização ao governo estadual de R$ 2,1 bilhões. Todos, segundo o sindicalista, foram atores no processo que levou à “destruição do sonho de produzir carros na Bahia”, que ironicamente volta a ser reconstruído pela Build Your Dreams. Bonfim acredita que “a BYD sanará a lacuna do esvazia- mento do setor automotivo no Estado” e oferecer novas oportunidades com o treinamento diferenciado de pessoal para funções dedicadas à produção de veículos eletrificados. Alexandre Baldy, conselheiro e porta- -voz da BYD Brasil, adiantou que a fábri- ca baiana deverá contratar inicialmente 1 mil empregados diretos e, ao longo dos próximos dois anos, com o início da pro- dução de veículos, caminhões, ônibus e o processamento de lítio e fosfato de ferro em Camaçari, o número de vagas diretas pode chegar 5 mil, além de cerca de 5 mil indiretos. Baldy adianta que haverá aceleração das etapas de produção, es- pecialmente após a inauguração do Centro de Desenvolvimento e Inovação da BYD na Bahia. ELÉTRICOS BAIANOS Na lista dos possíveis candidatos da BYD para receber cidadania baiana é tida como certa a nacionalização do híbrido Song Plus e do elétrico recém-lançado Dolphin. Os dois devem movimentar significativamente o cenário dos carros eletrificados no País, pois é esperado que

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