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58 Julho 2023 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO Além disso os carros elétricos produ- zidos na Bahia com valor até R$ 300 mil ficarão isentos de IPVA no Estado. O problema é que estes benefícios fiscais estão restritos ao Estado. Não está certo como e se a BYD também poderá usufruir das isenções tributárias federais do Regime Nordeste, que praticamente reduz a zero o IPI de veículos produzi- dos na região. Este regime vale até 2025 e desde 2010 está fechado para novos participantes. No momento somente duas empresas em Pernambuco, Stellantis e Baterias Moura, estão credenciadas. No fim de 2020 a Ford decidiu não renovar sua habilitação ao programa, já antecipan- do sua intenção de fechar as fábricas de Camaçari e de Horizonte, CE, onde ficava a Troller, da qual herdou os benefícios após comprar a fabricante de veículos 4x4, no fim de 2006. Pela reforma tributária em tramitação o IPI será substituído gradualmente por um imposto sobre valor agregado a partir de 2026 – portanto depois do fim pro - gramado do Regime Nordeste. Assim, caso ainda seja inserida, a BYD poderia usufruir dos incentivos federais somente por cerca um ano, em 2025, após começar a produzir. Por meio de uma emenda incluída de última hora, no fim da noite de 6 de julho, no texto da reforma tributária que foi vota- da na Câmara dos Deputados, o governo estendia até 2032 os incentivos fiscais a fabricantes de veículos e autopeças no Nordeste e Centro-Oeste com pro- jetos aprovados até dezembro de 2024, o que garantiria os benefícios federais à BYD. Contudo no dia seguinte o PL con- seguiu aprovar, por mínima margem de umvoto, um destaque que suprimiu estas isenções. Agora a proposta seguiu para o Senado e lá o governo deverá tentar recolocar o dispositivo na reforma. A BYD ainda não se pronunciou sobre o que pretende fazer caso não consiga todos os incentivos prometidos, mas até o

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