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57 AutoData | Julho 2023 Stella Li e Tyler Li, representantes da BYD, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em frente ao Farol da Barra: três fábricas e R$ 3 bilhões. instalar três fábricas da BYD: uma para chassis de ônibus e caminhões elétricos, outra de automóveis elétricos e híbridos e uma terceira para processar lítio e fosfato de ferro, dois minerais abundantes em solo baiano que são essenciais para a produção das baterias de veículos eletrificados. Embora ainda dependa da confirma - ção de alguns incentivos tributários a ex- pectativa da BYD é iniciar a montagem dos primeiros automóveis 100% elétricos produzidos na América Latina no fim de 2024, nas mesmas instalações que per- tenceram à Ford, em contrato de compra que seria assinado na segunda quinzena de julho. No último 4 de julho o governo baiano promoveu evento festivo no Farol da Barra, emSalvador, para fazer o anúncio oficial do investimento da BYD, cuja carta de inten- ções já fora apresentada em outubro de 2022. Em visita à Capital baiana para fazer o anúncio Stella Li, vice-presidente global e CEO para as Américas da BYD, reforçou que a Bahia ofereceu todas as condições para a companhia chinesa inaugurar um inédito capítulo da produção de carros elétricos no Brasil. Entusiasmado com a retomada da pro- dução de veículos em Camaçari o gover- nador Jerônimo Rodrigues confirmou que a BYD, alémdas instalações emCamaçari, também terá à disposição o terminal do Porto de Aratu, antes utilizado pela Ford e que já voltou a ser administrado pelo Estado, para escoar toda produção de veículos e de outros insumos para o mer- cado interno, países da América Latina e da Europa. INCENTIVOS INCERTOS O governador baiano assegurou pacote de benefícios fiscais similar ao que era usufruído pela Ford: a BYD terá isenção até 2032 de 95% do ICMS – ou qualquer que seja o nome do imposto estadual após a vigência da reforma tributária em trâmite de aprovação no Congresso.

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