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54 Julho 2023 | AutoData INDÚSTRIA » MATRIZ ENERGÉTICA já representa 37%, enquanto na América Latina é de 46%. Para chegar aos 75% será essencial o mercado livre de gás começar a operar no País em 2024, garantindo o fornecimento contínuo de biometano para a unidade, que substituirá o gás natural hoje consumido em maior volume pela produção de cabines. “Em 2019 realizamos um projeto pi- loto em São Bernardo com o biometano sendo usado em todos os processos e o avaliamos como um substituto positivo do gás natural. Desde então estudamos formas de abastecer a unidade com bio- metano porque o seu transporte realizado por caminhões tinha alto custo, além das emissões geradas pelos veículos”, ex- plica Montanheiro. “Um segundo passo será trocar o diesel usado emveículos de serviços e em teste de motores por um combustível menos poluente e o HVO é uma boa alternativa. Omercado todo está olhando para isso: é uma questão de tornar o combustível economicamente viável e incentivar sua produção.” A fábrica instalada em Resende, RJ, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, outra empresa do Grupo VW, é abastecida por energia certificada pelo selo I-Rec, de fon - te 100% hídrica. A geração de energia a partir de painéis fotovoltaicos tambémestá nos planos de curto prazo da companhia, que possui projetos em andamento, em fase de aprovação, de acordo comMarce- lo Vidal, gerente executivo de engenharia de manufatura. A expectativa é de que até dezembro os painéis comecem a ser instalados na unidade. No médio prazo a VWCO também olha para o biometano, considerado uma gran- de oportunidade para substituir o gás natural na operação, mas aguarda formas de garantir o abastecimento contínuo em Resende. A Mercedes-Benz compra energia limpa de fonte quase 100% hídrica para manter sua operação no País, abastecendo sua fábrica de São Bernardo do Campo e a de Juiz de Fora, MG. A planta mineira já tem um “prédio verde”, com 473 m² de painéis solares instalados no telhado, que produzem até 10mil kWh/mês, o suficien - te para abastecer todo o prédio e ainda fornecer o excedente para outras áreas da fábrica. De acordo com a empresa essa geração de energia significa economia de R$ 8 mil por mês. FORNECEDORES AVANÇAM Na operação da Continental no Brasil, com fábricas instaladas em Ponta Grossa, PR, Guarulhos, SP, Várzea Paulista, SP, e Macaé, RJ, a energia utilizada também é certificada pelo selo I-Rec, garantindo ama - triz renovável e limpa de fonte hídrica. Mas a companhia já estuda outras opções de compra nomercado. Acaptação da energia solar por meio de painéis também é reali- zada na Bahia, ainda como piloto, e deverá avançar para a unidade deVárzea Paulista, tambémcomo projeto piloto, semgrandes volumes, segundoArnd Schmitz-Simonetti, coordenador de sustentabilidade. O uso de energia renovável faz parte do plano de tornar a Continental neutra em carbono em todo o mundo até 2050, acompanhando as principais montadoras com projetos parecidos. Uma segunda meta é aplicar o conceito de economia circular em todas as suas plantas no mes- mo período, usando materiais de fonte Prédio “verde” da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, MG: placas solares no teto. Divulgação/Mercedes-Benz

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