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46 Julho 2023 | AutoData INCENTIVOS » VEÍCULOS PESADOS empresas de transporte poderão adqui- rir veículos antigos de pessoas físicas ou pequenos transportadores sem a neces- sidade de transferir a propriedade, para usá-los na obtenção do desconto de um caminhão ou ônibus novo. Por sua vez, como dinheiro que receber, o caminhonei- ro poderá comprar umveículo usado mais novo, ou atémesmo se livrar do bemvelho e custoso para começar uma vida nova. Não é necessário que a documenta- ção do veículo com mais de vinte anos seja transferida à empresa que vai usar o desconto. A única exigência é que o dono assine um termo autorizando o desman- che. Como explica o vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, “não precisa ser dono do veículo para obter o crédito: o comprador pode adquirir um velho, entregar à reciclagem e pedir o desconto”. Depois disso o programa começou a funcionar. Em 14 de julho foi divulgado o primeiro grande negócio estimulado pelos descontos patrocinados pelo go- verno federal: o Grupo Suzantur fehou a compra de 110 novos chassis de ônibus Mercedes-Benz, noventa urbanos e vinte rodoviários, além de mais vinte Scania e vinte Volvo. Todos serão encarroçados pela Marcopolo. Para obter o desconto a própria empresa saiu à procura de ônibus antigos pelo interior do País para entregá- -los ao sucateamento. No mesmo dia, usando também o pro- grama de descontos, a Mercedes-Benz vendeu seis caminhões pesados Actros para a Carga Transporte, do Espirito Santo. Alckmin disse ainda que já foi solicitado ao Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, que recomende aos Detran um processo mais eficiente e menos buro - crático para certificar a desmontagem do veículo e dar baixa no documento, para dar rapidez ao processo e garantir a concessão do desconto ao comprador do novoveículo. A triangulação permitida pela portaria já havia sido defendida por integrantes da indústria assim que a MP foi divulgada, no início de junho. O diretor de marketing de portfólio de produtos da Iveco, Marcus Souza, observa que desta forma “o frotista localiza onde está o caminhão de mais de vinte anos e o compra, para depois nego- ciar com a concessionária, e em seguida dá ao caminhoneiro acesso para que ele consiga comprar um modelo seminovo até do próprio transportador”. Além de trazer uma solução para des- travar as negociações a portaria também trouxemais flexibilidade à troca deveículos. De acordo como texto é admitida a entrega na concessionária de mais de um veículo de categoria inferior para somar valores e

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