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44 Julho 2023 | AutoData INCENTIVOS » VEÍCULOS PESADOS em usar o benefício do programa. Alguns poucos caminhoneiros se interessaram, mas somente para consulta: ao calcular o desconto que receberiam para entregar o veículo antigo e quanto custa a aquisição do novo, descobriramque a conta não fechava. Diretor da concessionária, Roberto Mota aponta a incapacidade de acesso ao financiamento do caminhão como principal trava: se o cliente entrega o caminhão de vinte anos que custa de R$ 80 mil a R$ 90 mil, mas os novos equivalentes custamR$ 800 mil, ele precisa financiar a diferença e para isto terá de ter bens e apresentar renda para dar como garantia ao banco. Mota resume a situação: “O caminho- neiro que geralmente tem emmãos esse veículo fabricado há vinte anos não tem condições de financiar um caminhão zero - -quilômetro e atender a todas as exigên- cias das instituições financeiras”. Outro ponto que gera dúvidas e receio é como será organizado o processo de reciclagem. Segundo Mota ficou a car - go do concessionário dar o destino aos caminhões velhos: “Até o momento não sabemos como proceder. Não basta entre- gar o veículo ao desmanche. É necessário desmontar e tirar as partes de vidro, de borracha, plástico, óleos e outros, para depois dar o destino correto”. TRIANGULAÇÃO NECESSÁRIA Mesmo esperançosos com a iniciativa executivos do setor reconeciam que, do jeito que estava, a MP ainda não iria ge- rar resultados. Nesse sentido uma luz na escuridão foi acendida pela portaria 197, publicada peloMDIC em4 de julho de 2023 noDiárioOficial daUnião para regulamentar a concessão e fiscalização dos descontos. O texto informa que “não será mais exigida a vinculação do adquirente do veículo novo como desconto patrocinado e o proprietá- rio do veículo entregue à concessionária ou à empresa de desmontagem”. Além disso “os procedimentos de baixa, desmontagem ou destruição serão realizados mediante autorização do proprietário do veículo”. Desta forma a portaria facilita uma es- pécie de triangulação de vendas em que Fabricante Valor Fiat Chrysler R$ 10 milhões Ford R$ 10 milhões Mercedes-Benz Vans R$ 10 milhões Mercedes-Benz R$ 10 milhões Iveco R$ 10 milhões Scania R$ 10 milhões VWCO R$ 10 milhões Volvo R$ 10 milhões Caio Induscar R$ 10 milhões Ciferal R$ 10 milhões Comil R$ 10 milhões Irizar R$ 10 milhões Marcopolo R$ 10 milhões Volare R$ 10 milhões TOTAL R$ 140 milhões Fabricante Valor DAF R$ 10 milhões Fiat Chrysler R$ 10 milhões Peugeot Citroën R$ 10 milhões Ford R$ 10 milhões Mercedes-Benz Vans R$ 10 milhões Mercedes-Benz R$ 10 milhões Iveco R$ 10 milhões Scania R$ 10 milhões VWCO R$ 10 milhões Volvo R$ 10 milhões TOTAL R$ 100 milhões Reservas solicitadas para vans e ônibus Reservas solicitadas para caminhões Fonte: MDIC até 7/7/2023 Fonte: MDIC até 7/7/2023

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