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43 AutoData | Julho 2023 para patrocinar descontos de R$ 33,6 mil a R$ 80,3 mil, dependendo do tamanho do veículo, e para os ônibus e vans foram destinados R$ 300milhões para abatimen- tos de R$ 38 mil a R$ 99,4 mil. O uso de benefício, contudo, está atrelado à obrigação de entregar para destruição um caminhão ou ônibus com mais de vinte anos de uso, o que torna o negócio inviável para proprietários de veículos antigos e desvalorizados que não têm condições de dar um salto tão grande de preço, tampouco de aprovar o financiamento, por maior que seja o desconto obtido com o programa. Segundo dados do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, desde que a MP foi publica- da os fabricantes solicitaram apenas R$ 100 milhões para bancar descontos em caminhões e R$ 140 milhões para ônibus. Contudo as cifras são apenas reservas e não significam que os créditos foram utilizados – até o início de julho nenhum negócio tinha sido fechado. SEM INTERESSADOS A obtenção do desconto não é simples e desestimula o negócio: além de entre- gar o caminhão ou ônibus antigo com mais de vinte anos para a concessioná- ria o veículo precisa estar em condições de rodar, com licenciamento regular, e o benefício só é de fato concedido após a baixa do documento do veículo velho. O objetivo é garantir que o veículo antigo vá para o desmonte e fique fora de circulação. Mas de acordo com fontes ouvidas por AutoData esta contrapartida e toda a burocracia envolvida acabou por travar os negócios no início do programa. Empresas transportadoras de cami- nhões, por exemplo, não têm em suas frotas veículos com idade acima de vinte anos para fazer essa troca. E caminhonei- ros autônomos, os proprietários dos veí- culos mais antigos, não têm recursos para comprar um caminhão zero-quilômetro. Na concessionária Quinta Roda, da Scania, por exemplo, não houve nenhuma consulta de transportadores interessados Categoria PBT em toneladas Desconto Semileve 3,5 a 6 R$ 33,6 mil Leve 7 a 10 R$ 38 mil Médio 11 a 15 R$ 45 mil Semipesado 16 a 23 R$ 60 mil Pesado > 23 R$ 80,3 mil Modelo Capacidade Passageiros Desconto Van monobloco < 20 R$ 38 mil Van sobre chassi < 20 R$ 60 mil Ônibus urbano > 20 R$ 70 mil Ônibus rodoviário > 20 R$ 99,4 mil Veículos Pesados Total do programa Solicitados Caminhões R$ 700 milhões R$ 100 milhões Ônibus R$ 300 milhões R$ 140 milhões Descontos patrocinados para caminhões Descontos patrocinados para vans e ônibus Recursos para descontos Fonte: MDIC O cenário econômico de baixo ou ne- nhumcrescimento tambémemnada ajuda, não anima ninguém a investir na frota. A MP, que começou a valer em 5 de junho para pessoas físicas e em 20 de junho para pessoas jurídicas, estabelece um sistema de desconto de preços subsi- diado por créditos tributários concedidos pelo governo. O programa para caminhões consiste em injeção de até R$ 700milhões

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