401-2023-07

35 AutoData | Julho 2023 Marca % maio % junho Variação Fiat 20,70 23,60 Volkswagen 16,46 16,57 Chevrolet 15,76 15,10 Toyota 9,88 8,57 Hyundai 6,57 6,94 Renault 4,79 5,89 Jeep 7,10 5,45 Honda 4,03 3,71 Nissan 3,81 3,19 Peugeot 1,76 1,79 Participação de mercado por marca Maio e junho Fonte: Fenabrave carros até R$ 120 mil vimos montadoras reduzindo valores de veículos mais caros na casa dos R$ 15 mil. Todo esse ajuste no mercado de novos, que também afetou o de usados, movimentou outras catego- rias de veículos. As promoções atraíram clientes às concessionárias, que por sua vez não perderam venda”. Ageração de fluxo para dentro da con - cessionária ampliou o leque de vendas e o crescimento dos descontos para alémdos R$ 120 mil, com abatimentos generosos a carros que superavamo teto do programa. Mas nem todas as marcas usaram o programa para ganhar mercado, apesar da alta nas vendas. A General Motors, por exemplo, teve até uma leve queda na par- ticipação de junho. Omesmo ocorreu com Toyota eHonda que também tiveramperda de market share. Em comum as três não agregaram descontos próprios comple- mentares aos patrocinados pelo governo. “A Stellantis venceu em volume. Mas não necessariamente podemos afirmar que foi a que teve maior rentabilidade.” PALIATIVO Para o consultor da Jato o programa de descontos não deixa legado, serviu tão somente para regular estoques, porque as fábricas estavam parando por falta de demanda: “Estão produzindo e não estão vendendo. Se estava gerando estoque era preciso de medidas para gerar consumo, para desafogar os pátios”. Outros modelos que tiveram descon- tos elevados foram o 208, da Peugeot, que passou de R$ 8 mil 706 para R$ 9 mil 446 da segunda para a terceira semana de junho, e o Hyundai HB20, subindo o benefício de R$ 6 mil 936 para R$ 8 mil 130 no mesmo período. Para Geraldo Victorazzo, especialis- ta no mercado de veículos do Instituto AAV e diretor executivo da AutoAvaliar, a pouca clareza sobre quem ficaria com os incentivos provocou um represamento de vendas: “Isso gerou especulação por parte das pessoas físicas que desejavam comprar barato”. As empresas fabricantes, em geral, não quiseram comentar os resultados do programa ou indicar se mesmo após o fim dos incentivos os descontos seriam mantidos. Mas é certo que, com toda essa movimentação do mercado todas as mar- cas se viram obrigadas a reposicionar os preços para baixo de olho em possíveis brechas que poderiam ser exploradas por concorrentes. Como aponta o gerente de desenvolvi- mento de negócios da Jato, Milad Kalume Neto, “pormais que asmontadoras tenham trabalhado com descontos oficiais para Hyundai HB20: versão Sense teve desconto de R$ 6,3 mil. Divulgação/Hyundai

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=