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34 Julho 2023 | AutoData INCENTIVOS » AUTOMÓVEIS “Ficou claro para todos o potencial da demanda reprimida por veículos zero-qui- lômetro, algo que, esperamos, proporcio- ne uma contínua elevação das vendas no segundo semestre”, observa Lima Leite. “Principalmente à medida que as condi- ções de financiamento comecem a atrair mais clientes.” ATRAIR CLIENTES FORA DO JOGO A Renault não se conteve apenas com o bomdesconto patrocinado que seu carro de entrada teve do plano de incentivos do governo. Como carromais barato do País o Kwid teve direito ao crédito máximo de R$ 8 mil, mas a empresa adicionou bônus de R$ 2 mil, reduzindo em R$ 10 mil o preço do modelo. Segundo Bruno Hohmann, até então vice-presidente comercial da Renault do Brasil – a partir deste mês ele assume a vice-presidência global de vendas, na França –, com esta ação foi possível re- duzir o valor do financiamento e trazer de volta o consumidor à concessionária: “A redução de R$ 10 mil que aplicamos ao Kwid permitiu que atingíssemos um cliente que não comprava mais o carro zero-quilômetro e ficava no mercado de usados. Muitos clientes que antes estavam fora do jogo voltaram”. Em seus cálculos, com o desconto, a entrada do financiamento do Kwid baixou emR$ 4 mil e as parcelas mensais ficaram em média R$ 300 mais baratas. “O que aconteceu foi baixar a parcela via preço, e não via redução de taxa”, conta Hohmann. Para o executivo o plano do governo deveria ter se concentrado em reduzir os preços dos carros 1.0 aspirados, que antes dos descontos custavamde R$ 70mil a R$ 80 mil. Com isto seriam atendidos clientes que já estavam fora do mercado zero- -quilômetro. Ao patrocinar abatimentos na faixa de R$ 90 mil a R$ 120 mil o preço menor beneficiou quem já podia comprar um carro novo, que resolveu antecipar a troca: “O foco temde estar na base. Pois aí, trazendo clientes novos, o próprio governo consegue mais arrecadação de impostos com o aumento das vendas”. DESCONTOS OSCILARAM Um estudo do Instituto AAV baseado nas emissões de notas fiscais de venda mostra que houve oscilações nos des - contos durante a campanha. O abatimento do Renault Kwid, por exemplo, começou em R$ 8 mil 350 na primeira semana do programa, de 5 a 13 de junho, cresceu para R$ 10 mil 238 na semana seguinte, de 13 a 21, e baixou novamente para R$ 8 mil 875 na terceira semana de junho, de 21 a 28. Já o Fiat Pulse, que iniciou o programa com abatimento de R$ 4 mil 146 na rede de distribuição, aumentou o benefício para R$ 9 mil 563 na terceira semana de junho, segundo o levantamento que utiliza a pla- taforma AutoAvaliar, conectada a mais de 4,2 mil concessionárias. Peugeot 208 Like 1.0: de R$ 80 mil por R$ 64,8 mil. Jeep Renegade Sport: preço da versão de entrada caiu R$ 19 mil. Divulgação/Peugeot Divulgação/Jeep

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