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31 AutoData | Julho 2023 De acordo com levantamento exclusivo da consultoria Jato Dynamics 93 mil 519 veículos leves, ou 52,3% do total, foram emplacados em junho sob o guarda-chuva da Medida Provisória 1 175, que concedeu créditos tributários para bancar os des- contos. O cálculo da Anfavea, entidade que reúne os fabricantes, é que mais 79 mil unidades residuais, vendidas em junho mas só emplacadas em julho, sejam so- madas aos resultados do programa. O melhor resultado fica expressado na parte de baixo da lista de preços: os descontos conseguiram atrair de volta às concessionárias compradores que já es- tavam fora do mercado de veículos zero- -quilômetro por causa dos valores altos e financiamento caro e inacessível. Um recorte das vendas de junho comprova este fato: segundo números da Anfavea dos veículos vendidos até R$ 120mil houve alta de 51% sobre maio, mas os negócios ficaram mais concentrados nas opções mais acessíveis, com crescimento de 112% nos modelos de R$ 90 mil a R$ 100 mil e de 238% em veículos de até R$ 80 mil. “Tivemos casos de carro em que a venda aumentou 236%. E em um único dia [30 de junho] foram vendidas 27 mil [unidades]. É um recorde histórico [para um só dia]”, comemorou o ministro do MDIC e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, um dos principais articuladores do programa. No total do segmento de veículos le- ves onze marcas aderiram ao programa que começou em 5 de junho e terminou em 7 de julho. Participaram Chevrolet, Ci- troën, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. Considerando diferentes catálogos de ve- ículos o MDIC contabilizou 232 versões habilitadas aos descontos – simplificada em nossa tabela para 101 configurações. RÁPIDO ESGOTAMENTO Foi como jogar água em chapa quente: os R$ 500 milhões previstos inicialmente no lançamento do programa para patroci- nar os descontos esgotaram-se em duas semanas, foram utilizados só por pessoas físicas, e o governo adicionou mais R$ 300 milhões que as locadoras e outros frotistas também puderam usar. Ao todo, contudo, foram liberados R$ 650 milhões líquidos em créditos tribu - tários que as empresas poderão abater de impostos no futuro. A diferença de R$ 150 milhões para os R$ 800 milhões anunciados, segundo o MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio de Serviços, vão compensar a perda de arrecadação de impostos provocada pe- los abatimentos no preço final, conforme determina a MP que instituiu o programa. Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, julho ainda colherá número considerável dos emplacamentos do programa, que na sua avaliação deixa saldo positivo: “Foi uma excelente medida de curto prazo para aquecer o mercado, reduzir os estoques e, principalmente, proporcionar que mais consumidores, in- cluindo pessoas jurídicas na segunda fase, tivessem acesso aos veículos de entrada”. NOVAS VERSÕES E BÔNUS EXTRAS Além dos descontos autorizados pelo governo boa parte dos fabricantes adicio- nou bônus aos incentivos, emvalores que chegarama R$ 15mil – caso de uma versão do Jeep Renegade que, junto com o des- conto federal, ficou R$ 19 mil mais barata. Outros exemplos: a Peugeot ofereceu desconto de R$ 8,2 mil ao seu compacto de entrada 208 Like, acima dos R$ 7 mil garantidos pelo governo ao carro, a Fiat deixou R$ 6,8 mil mais barato o sedã Cro- Modelo/Versão Unidades 1º Fiat Mobi Like 5.604 2º Chevrolet Onix LT 1.0 MT 4.741 3º VW Polo Track 4.690 4º VW Saveiro CS Robust 3.835 5º Renault Kwid Zen 3.626 Os 5 mais vendidos com descontos Emplacamentos em junho Fonte: Jato

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