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28 Julho 2023 | AutoData MERCADO GLOBAL » PROJEÇÕES MIGRAÇÃO PARA USADOS Outro fator importantíssimo para as análises e projeções do mercado global são as condições econômicas do candi- dato a comprar um carro este ano. Há uma clara deterioração do poder de compra ao mesmo tempo que os produtos, no caso de automóveis, estão cada vez mais caros. Principalmente os elétricos, que carregam novas tecnologias e itens caríssimos, como as baterias de íon-lítio. Dessa forma o mercado de carros usados está aquecido em todo o planeta. Basta olhar para o Brasil: os dados mais recentes divulgados pela Fenauto, Fe- deração Nacional do Setor de Revenda de Automóveis, apontam crescimento de 18,8% das vendas nos primeiros cinco meses de 2023 contra igual período do ano passado. Forammais de 4 milhões de unidades negociadas neste período, volume que é quase o dobro do esperado para a tota- lidade de vendas de veículos novos em 2023 no Brasil. A expectativa da entidade é que este ano sejam comercializados 15 milhões de veículos usados no País. A Europa e o mercado da América do Norte combinados possuíam, até o ano passado, frota de 750 milhões de veí- culos com mais de dez anos de uso. A renovação é uma oportunidade e tanto para os fabricantes, porém a expectativa no curto prazo é que haja uma demanda enorme por peças de reposição, pneus e outros itens, como fluídos, nestes dois mercados. Esta lógica global se repete no merca- do brasileiro. Os preços dos carros elétri- cos, assim como de qualquer automóvel novo no Brasil, inibem as compras do zero-quilômetro. Por isto o motorista dará prioridade para a manutenção. No ano passado o mercado global de reposição cresceu 3% com faturamento de US$ 64 bilhões. A julgar por esta demanda crescente e o mesmo movimento observado recente- mente naAutomec, maior feira do afterma- rket automotivo da América Latina, além de condições específicas como a crise no mercado argentino, em recessão, há forte tendência de crescimento do mercado de reposição para a manutenção do veículo atual ou da compra de veículos usados, mais baratos. Todos esses fatores causarão impac- tos na venda de carros zero quilômetro, que pode continuar avançando em ritmo insuficiente para justificar a capacidade produtiva, ociosa tanto aqui no Brasil como em outros países. iStockphoto

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