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27 AutoData | Julho 2023 nos países membros já na próxima déca- da, mas em março voltou atrás, a contra- gosto, e permitirá que esses propulsores continuem impulsionando veículos até 2035, desde que utilizem combustíveis sem CO2, caso dos e-fuels sintéticos e biocombustíveis. Aos poucos a ficha começa a cair e a Alemanha, berço da indústria automotiva na região, liderou a argumentação de que será impossível atingir os objetivos de descarbonização apenas com veícu- los movidos exclusivamente por energia elétrica limpa. Somando o Leste Europeu estamos falando da segunda maior frota em circulação no planeta, com 405 mi- lhões de veículos, segundo a Oica. Além da forçada conversão aos elétri- cos que tira consumidores do mercado, há outra encrenca: a recessão global nas- ceu na Europa, com a guerra na Ucrânia e todos os efeitos que surgiram depois. Por isto os mercados não conseguem recuperar os volumes pré-pandêmicos. Falta quase tudo: semicondutores para Veículos em circulação Em milhões de unidades Ásia Pacífico Europa América do Norte América do Sul África 532 405 351 83 75 produzir veículos novos, empregos, cré- dito… O resultado é um tombo de 5,9% nas vendas de veículos em 2022 sobre 2021 e que, comparado com os negócios feitos antes do início da pandemia, já se aproxima a uma retração de quase 30% – exatos 27,8% com relação às vendas de 2019. Sob este contexto adverso pode até parecer uma ótima notícia a projeção da consultoria LMC Automotive, que espera crescimento de 8,2% domercado europeu este ano. Dois fatores, no entanto, cha- mam a atenção na análise da consultoria, a começar pela fraca base de compara- ção, ou seja, o ínfimo resultado de 2022. E o mais preocupante, principalmente para os fabricantes locais: maior partici- pação dos veículos elétricos chineses nas vendas, pois o consumidor, além de estar perdendo qualquer tipo de preconceito com a nacionalidade do veículo, tem nos preços mais competitivos dos chineses um bom argumento para trocar as marcas germânicas, francesas e inglesas. Fonte: Oica/Acea até 2022

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