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20 Julho 2023 | AutoData EVENTO » REVISÃO DAS PERSPECTIVAS 2023 queda nas vendas por causa da adoção de motorização Euro 6 para atender à legisla- ção de emissões do País, o que provocou encarecimento dos veículos de 15% a 30%. Para Alcides Cavalcanti, diretor executi- vo de caminhões da Volvo, “com a safrinha chegando os produtores terão de escoar sua safra armazenada, independente- mente do preço e, com isto, o transporte deve ser intensificado, principalmente de veículos pesados”. Durante o primeiro trimestre pratica- mente só foram emplacados modelos Euro 5 produzidos até o fim de 2022. De abril a junho, diante da retração dos com- pradores e da expectativa do anúncio do programa de descontos do governo, que demorou dias para anunciar qual seria seu formato, a comercialização de caminhões simplesmente travou. Presidente da FPT, Marco Rangel lem- bra que as vendas no período registraram queda ao redor de 9%mas, em 2013, quan- do houve amudança do Euro 3 para o Euro 5, o recuo foi de 20%: “Quando vemos a projeção da Anfavea de 20% de redução para este ano percebemos que não está muito desalinhada do que a história nos conta com relação à transição [da legis- lação] de emissões”. Thomas Puschel, diretor da unidade de negócios e marketing da MWMMotores e Geradores, espera que alguns temas nos quais o governo está trabalhando, como a aprovação de reformas e a redução dos juros, tenham efeito positivo no segundo semestre: “Isto deve trazer desempenho um pouco melhor, com otimismo mode- rado, aguardando a recuperação mesmo para o ano que vem”. Alex Nucci, diretor de vendas e solu- ções de transporte da Scania, apontou que, embora o segundo semestre seja historicamente melhor do que o primei- ro, não será possível compensar toda a retração já ocorrida na metade do ano: “Esperamos boa recuperação, commaior aceitação do Euro 6. Nossa projeção é de queda de 10% a 15% nas vendas para o ano”. DESTRAVAMENTO DOS DESCONTOS Para o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, o cenário con- tinua desafiador, mas ele acredita que o mercado pode ficar acima das perspec - tivas da Anfavea, de 128 mil caminhões vendidos. Isto porque na semana passada o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou ajustes que podem contribuir para o destravamento do programa de descontos do governo aplicados a veí- culos pesados.

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