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19 AutoData | Julho 2023 Mesmo no caso dos automóveis e co- merciais leves, em que os R$ 800 milhões destinados ao programa já foram consu- midos para patrocinar descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil na compra de modelos de até R$ 120 mil (veja reportagem nesta edição), não houve incremento da pro- dução mas, sim, desova de estoques de veículos prontos. Ou seja: é preciso mais do que des - contos e reduções efêmeras de preços para fazer a roda da indústria automotiva se reaquecer e, assim, fazer com que as empresas fabricantes olhem pelo retrovi- sor o período de lay-offs e férias coletivas. Na avaliação de Gustavo Bonini, vice- -presidente da Anfavea, a Medida Provi- sória 1 175 mostrou que existem consumi- dores dispostos a comprar: “O mercado está lá: só não tem conseguido acesso aos veículos. Quando baixou o preço este con- sumidor apareceu. Então, quando equali- zarmos a questão do crédito, deveremos ter uma movimentação melhor”. OTIMISMO MODERADO Apesar das dificuldades para destravar as vendas executivos do setor estão mo- deradamente otimistas para o segundo semestre, lastreados principalmente na redução da taxa básica de juros Selic es- perada para a próxima reunião do Copom, nos primeiros dias de agosto. Projeção do Itaú Unibanco aponta para corte ortodo- xo de 0,25 ponto porcentual, para 13,5% ao ano, e taxa básica baixando a 12% até dezembro. O banco, inclusive, já revisou para bai- xo sua projeção para a inflação oficial do País, o IPCA, para 5,1% em 2023, devido ao movimento verificado de baixa dos preços. Segundo o superintendente de pesqui- sa econômica do Itaú, Fernando Machado Gonçalves, “estamos com certa sorte de o cenário global desinflacionar a nossa in - flação”. Ele observa que um dos principais fatores que para reduzir o IPCA dos 5,8% de 2022 para 5,1% este ano é a perspecti - va de menor inflação de bens industriais, como veículos, que de alta nos preços de 9,5% no ano passado deverá encerrar 2023 em 2,4%. SAFRINHA CARREGA CAMINHÕES Um ponto que traz otimismo é a safri - nha de inverno, que deverá continuar pu- xando o agronegócio, dando continuidade ao bom desempenho visto no primeiro trimestre, em que o PIB do segmento avançou 21,6%, lastreado na forte safra de soja, apesar da redução dos preços das commodities. O cenário tende a aquecer a demanda por caminhões, que vêm sofrendo com

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