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10 FROM THE TOP » VANESSA CASTANHO, CITROËN Julho 2023 | AutoData Condução de volta às origens da marca Q uando a fusão da PSA com a FCA foi consolidada, em janeiro de 2021, Vanessa Castanho foi das poucas lideranças da ex-PSA a ser con- vidada para permanecer onde estava, desde 2020, na direção comercial da Citroën no Brasil, mas como vice-presidente e com responsabilidade ampliada para toda a América do Sul. Também era sua a missão de fazer a Citroën voltar a crescer na região com uma volta às origens, de ser uma marca acessível de volume, deixando para a história a imagem de luxo e sofisticação desenhada no mercado brasileiro anos atrás. A força do Grupo Stellantis ti- rou a Citroën de anos seguidos de declínio nas vendas Depois de conseguir voltar ao crescimento logo no primeiro ano da fusão, com apenas um automóvel na- cional, o C4 Cactus, a executiva seguiu com o plano traçado ain- da antes da fusão, na PSA, com o lançamento de carros acessíveis da linha C-Cubed, cujo primeiro representante foi o novo C3, lan- çado há cerca de um ano. Com o novo modelo a parti- cipação da Citroën no mercado brasileiro de 1,5% já é mais que o dobro do 0,7% que Vanessa encontrou há três anos, quando chegou ao escritório da PSA, após trabalhar por 23 anos na concor- rente Renault. Tudo estámelhormas a agenda segue lotada: a Citroën está pres- tes a lançar o segundo modelo C- -Cubed, o SUVC3 Aircross, já tem o terceiro no horizonte do próximo ano e, como Vanessa conta, “es- tamos trabalhando intensamente para trazer mais produtos”. Quando foi consolidado o Grupo Stellan- tis, em janeiro de 2021, aqui no Brasil a senhora foi a única executiva vinda do lado PSA da empresa a assumir o co- mando de uma das marcas do grupo, a Citroën, da qual já era diretora um ano antes. O que pensou na época e como tem sido sua experiência nestes dois últimos anos? Foi uma grata surpresa. Como [direção de] marca [na América do Sul] sou a úni- ca [que veio da PSA] mas após a fusão muitos profissionais da ex-PSA e da ex - -FCA vieram para o board em diversas áreas. Acredito que foram escolhidos porque tinham as características que a Stellantis precisava para suas ambições. No meu caso nós já estávamos [na PSA] construindo um plano de relançamento da Citroën, com novos produtos, mais visibilidade e também uma reestrutu- ração de rede de concessionários. Este planejamento já estava sendo montado e com a chegada da Stellantis ele tomou Entrevista a André Barros e Pedro Kutney Clique aqui para assistir à versão em videocast desta entrevista

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