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90 Junho 2023 | AutoData INDÚSTRIA » EVOLUÇÃO Em linha com o plano de diversificação de seu sistema a Suspensys apresentou na Agrishow 2023, no início de maio, um implemento agrícola usado no transbordo de cana equipado com sistema de tração auxiliar elétrico e gerador de energia mo- vido a etanol. EVOLUÇÃO Um dos primeiros movimentos que alçaram a Suspensys à condição atual ocorreu em 2003, com a inauguração da atual fábrica, um ano após ter negociado associação com a estadunidense Meritor, que hoje pertence à Cummins. O acordo e a unidade industrial própria ocorreram para atender ao aumento da demanda, a diversificação de portfólio e a agregação de novas tecnologias. Em 2013 a Randon- corp retomou o controle total da sua divi- são de eixos, adquirindo a parte da Meritor. Como lembra Ricardo Escoboza mes- mo nos momentos de crise, a Suspensys sempre investiu no desenvolvimento de novos produtos, acompanhando e suprin- do as tendências dos mercados original e de reposição, e na ampliação da capaci- dade instalada. Em linha com este plano geral surgiram as suspensões pneumática e modular, esta para diferentes configura - ções de tração, e os eixos autodirecionais: “O portfólio está sempre em expansão. Com isto a empresa dobrou de faturamen- to nos últimos três exercícios e teve alta de 25% no ano passado sobre o anterior”. Em 2021 a capacidade de produção foi ampliada para 350 mil vigas de eixo por ano graças a uma nova linha de pro- dução que incorpora tecnologias digitais da indústria 4.0. Com investimento de R$ 20 milhões a empresa inaugurou um dos maiores parques fabris do mundo na pro- dução de vigas soldadas à fricção. Pelo relatório de 2022 a Suspensys apurou receita líquida de R$ 1,7 bilhão e produziu 186mil unidades, somando eixos e suspensões. O valor corresponde a 41% da receita da Vertical Autopeças da Ran- doncorp, integrada também por Master, Jost Brasil e Castertech. “No ano passado operamos perto da capacidade. Neste primeiro trimestre hou- ve acomodação mas temos projeção oti- mista para abrir o segundo semestre com a consolidação das vendas dos veículos Euro 6.” Além da unidade de Caxias do Sul a Suspensys tem outras duas fábricas: no México e em Resende, RJ, onde iniciou em 2013 a produção de eixos para atender a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Em 2020 as empresas assinaram acordo de parceria para a montagem de suspen- sões pneumáticas dentro do consórcio modular de produção da VWCO e, mais recentemente, de sistemas modulares de suspensões full-air. NoMéxico a operação teve início no fim de 2019mas foi prejudicada pela pandemia que fechou indústrias e instalações comer- ciais no país por longo período. Aprodução, que ganhou força no pós-pandemia, vem em crescimento, mas representa menos de 5% do faturamento da Suspensys. Atu- almente a fábrica atende a próprio mer- cado mexicano, América Central e países do Norte da América do Sul, “mas temos projeções de expandir os negócios por lá”, antecipa Escoboza.

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