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87 AutoData | Junho 2023 A Suspensys já tem quatro registros de patentes de invenção no Brasil e no Ex- terior, todas de desenvolvimento próprio, já lançou comercialmente seu sistema de tração elétrica para veículos pesados e semirreboques e recentemente anunciou investimento em uma linha de produção de baterias. De tão inovador seu eixo elé- trico não encontrava regulamentação legal e, por isto, a empresa contribuiu com in- formações para a criação, no País, da pri- meira legislação para regrar configurações e circulação de carretas com propulsão auxiliar elétrica. O movimento de transformação nos negócios começou em 2017 quando a Randoncorp criou um grupo de funcioná- rios, atuante fora do complexo do grupo, para focar exclusivamente no desenvol- vimento de tecnologias disruptivas. Um dos primeiros projetos deste núcleo foi direcionado à Suspensys que, na Fenatran 2019, no estande da Randon, apresentou ao público pela primeira vez o e-Sys, o inovador sistema de tração auxiliar elétrico para carretas rodoviárias. Nos anos seguin- tes o arranjo passou por testes, obteve homologação do Conselho Nacional de Trânsito para circular pelas estradas e teve as primeiras unidades vendidas a partir da Fenatran 2022. Segundo a empresa o sistema de tra- ção auxiliar entra em ação especialmente nas subidas, adicionando 200 cv de força à composição caminhão/carreta, o que reduz o consumo de diesel de 15% a 20%, diminui o desgaste nos componentes e contribui para menor geração de resíduos e emissão de gases. Além de equipar os semirreboques da Randon o eixo elétrico da Suspensys tambémpode ser incorporado diretamente a veículos pesados híbridos. INVESTIMENTO NA E-MOBILITY A jornada da Suspensys rumo à ele- trificação seguiu adiante em abril com a inauguração de uma unidade industrial dedicada exclusivamente às tecnologias de eletromobilidade, instalada na própria área da empresa inserida no complexo industrial da Randoncorp em Caxias do Sul. Empreendimento inédito na Améri- ca Latina para o segmento de produtos eletrificados dedicados ao transporte a Suspensys E-Mobility é uma fábrica que insere amarca no segmento demontagem e produção de baterias. Com investimento total de R$ 60 mi- lhões a nova fábrica dispõe de tecnolo- gias avançadas de produção, processos automatizados e dispositivos de alta segurança especiais, como um sistema de prevenção de incêndios que utiliza substância à base de sal básico em vez de água no combate ao fogo. A e-plant funciona em área isolada do restante da fábrica, que mantém em fabricação os demais produtos eixos e suspensões, como explica Ricardo Es- coboza, diretor de operações da Vertical Autopeças da Randoncorp: “Agora temos dois processos: o tradicional metalmecâ - nico e o eletroeletrônico”. Na Suspensys E-Mobility há uma área preparada para a instalação do eixo auxi- liar elétrico nos implementos rodoviários Hybrid R da Randon, que saem de fábrica com a tração auxiliar, e ainda para adapta- ção nos veículos que recebem o conjunto depois de fabricados. Além dos investimentos na segurança da unidade houve preocupação com o desenvolvimento de um quadro de traba- lhadores capacitados. O grupo foi treinado no Instituto Hercílio Randon, organização da Randoncorp, participou do projeto de

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