400-2023-06

84 Junho 2023 | AutoData MERCADO » ELETRIFICAÇÃO este projeto, a partir de um veículo-base, a VWCO pode desenvolver mais rapida- mente novos modelos elétricos. CONCORRÊNCIA AUMENTADA O potencial do mercado brasileiro de ônibus elétricos já vinha atraindo a aten- ção de fabricantes chineses. Em 2015 a BYD foi pioneira ao inaugurar em Cam- pinas, SP, uma linha de montagem de chassis elétricos e, em 2020, abriu uma unidade de montagem de baterias em Manaus, AM. Com a nova demanda criada por algumas cidades, especialmente São Paulo, empresas tradicionais já instaladas no País como Mercedes-Benz, Volvo, Ele- tra, Marcopolo e VWCO decidiram entrar na competição com investimento na pro- dução nacional de ônibus elétricos, mas enfrentam também a concorrência de veículos importados da China. “Nós precisamos estar nesse nicho”, rconheceu Alouche. “Um não fará exa- tamente o que o outro faz. Oferecere- mos diferentes opções para o mercado escolher qual se adapta melhor a cada operação. Teremos o nosso ônibus pre- mium, 100% elétrico de fábrica. Mas não estamos fechando a porta para nenhuma alternativa de mercado, como a adapta- ção de nossos chassis fora da empresa. Ainda não temos nada fechado, apenas algumas conversas.” Dentre os possíveis parceiros dessas conversas está a Eletra, fabricante de veí- culos elétricos de São Bernardo do Cam- po, SP, que converte chassis a diesel da Scania e da Mercedes-Benz em elétricos, commotores da brasileiraWeg. O objetivo, segundo Alouche, é criar alternativas ao mercado com preço mais acessível, ainda que com durabilidade menor. Quanto aos concorrentes chineses o executivo assinala que, genericamente, os ônibus elétricos que vêm da China não têm o mesmo padrão de qualidade da- queles que estão sendo projetados aqui: “Eles têm preço, mas não durabilidade. Falamos em usar por quinze a vinte anos. Mas, na operação de São Paulo, carregado, o produto chinês não vai durar tudo isso. Sem falar que teremos peças nacionais no concessionárioVolkswagen, enquanto eles precisam importá-las”. Em princípio os parceiros para produ- ção do e-Volksbus serão os mesmos do e-Consórcio que já produzemo caminhão elétrico e-Delivery desde 2021, uma vez que o chassi elétrico será fabricado na mesma linha. Os principais fornecedores, assim, são potencialmente os mesmos: as células de baterias importadas da chinesa CATL sãomontadas e ativadas pelaMoura, o sistema de gerenciamento de energia é da Bosch e o motor elétrico vem da Weg, que recebe o eixo da Cummins Meritor.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=