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Junho 2023 | AutoData 80 ESPECIAL AUTODATA 400 » BIOCOMBUSTÍVEIS Mais sustentável do que elétricos no ciclo de vida do produto Carros elétricos ainda têm muitas questões de sustentabilidade de longo prazo a responder: como se há quantidade suficiente de lítio, cobalto, níquel, terras raras, cobre e outros metais para produção de baterias, cabos e motores elétricos, ou se a eletricidade para abastecer estes veículos continuará vindo de usinas térmicas que queimam combustíveis fósseis. Ao contrário os biocombustíveis já conseguem comprovar vantagens ambientais sustentáveis hoje e no futuro. Um recente estudo realizado na Unicamp pelo pesquisador Marcelo Gauto – publicado no início de junho em artigo na revista científica Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier, com o título “Vigor Híbrido: Por Que Híbridos com Combustíveis Sustentáveis são Melhores do que Veículos Elétricos a Bateria” – traz à tona novos números sobre emissões de CO2 de veículos a combustão ICE, híbridos fechados HEV, híbridos recarregáveis plug-in PHEV e ICEV Veículos a Combustão HEV Veículo Híbrido PHEV Veículo Híbrido Plug-In BEV Veículo Elétrico a Bateria 269,3 120,9 73,6 77,5 59,5 91,4 85,8 104,8 Gasolina A Etanol Hidratado E100 Biometano Etanol Hidratado E100 Biometano Etanol Hidratado E100 Biometano Eletricidade Brasileira Biocombustíveis e eletrificação no Brasil Emissões de CO2 no ciclo de vida do produto * Produção do carro Produção e uso do combustível Produção de baterias Geração de eletrecidade Infraestrutura de recarga Emissões gCO2e/km Fonte: Marcelo Gauto – "Vigor Híbrido: Por Que Híbridos com Combustíveis Sustentáveis são Melhores do que Veículos Elétricos a Bateria", Revista Energy for Sustainable Development, Elsevier, jun/2023. * Contabiliza emissões de CO2 equivalente na produção do veículo, produção e uso de combustíveis, produção de baterias, geração de eletricidade e produção e instalação de infraestrutura de recarga.

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