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Junho 2023 | AutoData 76 ESPECIAL AUTODATA 400 » BIOCOMBUSTÍVEIS custa de 60% a 70% mais do que o diesel fóssil, enquanto o biodiesel está cerca de 10% mais caro. OHVOpode ser produzido em refinarias de petróleo já em atividade e seu custo tende a cair quando entrarem em opera- ção, já a partir de 2024, alguns dos projetos bilionários emandamento no País de usinas que vão produzir também bioquerosene de aviação, o SAF, Sustainable Aviation Fuel. Joseph Jr. explica que ambos têm características muito parecidas e podem ser produzidos juntos: “Essas biorrefinarias estão surgindo principalmente para aten- der ao mercado de aviação, que não tem a alternativa da eletrificação para cumprir metas de descarbonizar emissões, mas puxarão, também, a produção de HVO”. O biometano tambémé realidade cres- cente no País, principalmente nas regiões onde prospera o agronegócio, ricas na disponibilidade de resíduos agrícolas que sobramdas colheitas e desetos da criação de animais, dos quais se extrai o biogás por meio de biodigestores de baixo custo. O potencial de produção do biocombustível gasoso é tão grande que essas regiões já estão sendo chamadas de Pré-Sal Caipira, em alusão às bacias de petróleo abaixo da camada de sal dos oceanos. A ABiogás, Associação Brasileira do Biogás, calcula que o Brasil tem condi- ções de produzir 120 milhões de m3 por dia de biometano, quantidade suficiente para substituir 70% do diesel consumido no País, com extensão da oferta para o Interior do País, em locais onde não existe distribuição de gás natural fóssil – o bio - metano excedente pode, até, ser injetado para distribuição no mesmo gasoduto de gás natural. Para aproveitar economicamente o que seria jogado fora as grandes cadeias da agroindústria estão conectando em eco- nomia circular a produção de biometano com a conversão para o gás de suas frotas de caminhões e tratores que fabricantes já oferecem no País, o que resulta em duplo benefício ambiental porque reduz não só emissões de CO2 dos escapamentos mas, Arquivo/Divulgação

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