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Junho 2023 | AutoData o que acontecerá no resto do planeta”, argumenta Rezende, que segue o objetivo global da companhia de chegar na próxima década com 45% da receita proveniente da eletrificação. É consenso que a vantagem do Brasil não está somente na matriz energética. Todos os elementos necessários para a produção de baterias estão presentes por aqui. Tanto a Moura quanto a Borgwarner e a própria ABVE acreditam que é necessá- rio, neste momento, debater e apresentar uma legislação específica para atrair inves - timentos adequados nos próximos anos. No Brasil e na região há reservas de lítio. Mas estão todos de acordo de que o Brasil não pode apenas extrair o lítio para exportar o material bruto. É preciso de- senvolver a manufatura, transformando a matéria-prima em carbonato de lítio com grau de pureza para produzir a célula, o coração da bateria. E o DNS é o cérebro. Também é preciso desenvolver a ele - trônica da bateria e produzir aqui. O Brasil tem tradição na área de desenvolvimento de software, segundo os dois fabricantes de baterias. Mas é necessário que haja escala para ganhar competitividade e justificar o investimento. Senão fica mais fácil importar. “Não adianta olhar apenas para as ne- cessidades dos OEMs [fabricantes de ve - ículos e sistemistas] e oferecer incentivos só para eles”, diz Rezende, da BorgWarner. “É preciso olhar para toda a cadeia e criar condições para todos investirememP&D e passarem a produzir esses itens essenciais para os veículos elétricos.” Assim, ele prossegue, “os negócios a combustão ainda são nosso motor, nosso gerador de caixa. Continuaremos inves- tindo nesses negócios, mas sem perder o foco na eletrificação para que as duas coisas andem em paralelo”. Atualmente a propulsão a combustão representa 67% de um veículo pronto. Já a propulsão 100% elétrica equivale a 57% do veículo e “45% disso é a bateria. Veja, então, como a cadeia automotiva ain- da continuará existindo”, pondera Mello. “Porém a participação das empresas que hoje atendem às necessidades do carro a combustão diminuirá”. ENERGIA E RECARGA O setor de serviços para a eletrificação tem potencial para crescer exponencial- mente nos próximos anos. Em realidade é um segmento que ainda procura sua identidade e a consolidação das empre- sas, muitas delas ainda startups, o que deve acontecer ao longo da próxima década. iStockphoto 62 ESPECIAL AUTODATA 400 » ELETRIFICAÇÃO

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