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Junho 2023 | AutoData Considerando que a contribuição do transporte nas emissões totais de CO2 no Brasil é de 13%, enquanto o agrone- gócio e o desmatamento representam 62%, as iniciativas de redução da pegada de carbono deveriam estar concentradas justamente nestas duas atividades. Mas não é isto o que acontece. O real proble- ma não é encarado com a seriedade e assertividade que deveria. Mesmo quando se observa a mobili- dade as emissões automotivas que im- portam não estão no centro das atenções da indústria. O setor de transporte sobre rodas é responsável por 91% das emissões auto- motivas, mas são pouquíssimas iniciativas para eliminar o CO2 dos caminhões que carregam as riquezas pelo País. Enquanto isto os automóveis representam apenas 9% das emissões de CO2 sobre rodas e têm recebido muita atenção com lança- mentos de veículos premium que prome- tem, em suas campanhas, “acabar com as emissões”. OPORTUNIDADE PARA FORNECEDORES “Aeletrificação é umcaminho semvolta e já está aí. Acreditamos que o crescimento de 50% nas vendas de veículos elétricos se repetirá nos próximos anos”, comemo- ra Ricardo Bastos, presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mesmo considerando que a base para comparação ano a ano ainda é muito pe- quena. “É caminho sem volta.” A ABVE conta com mais de cem as- sociados de diversas áreas e atividades ligadas à eletrificação: fabricantes de au - tomóveis, veículos comerciais, fornece- dores da cadeia automotiva e de serviços que pretendem impulsionar os negócios no País. As oportunidades estão em todos es- ses segmentos e outros que ainda nem existem por aqui, pondera Luiz Mello, diretor de negócios corporativo da fabri- cante de baterias Moura. Ele acredita que o Brasil acompanhará a segunda onda da eletrificação do mercado chinês: “A pri - meira geração dos veículos elétricos na vrx/shutterstock 60 ESPECIAL AUTODATA 400 » ELETRIFICAÇÃO

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