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Junho 2023 | AutoData A o contrário do que pode acontecer com o desenvolvimento dos bio- combustíveis, colocando o Brasil na vanguarda da descarbonização da mobilidade, a utilização de veículos 100% elétricos a bateria metálica não trará tantos avanços. Nem protagonismo. O País reproduzirá nos próximos dez anos o movimento que vem ocorrendo hoje nos mercados mais avançados como China, Europa e Estados Unidos: uma partici- pação marginal de circulação dos BEVs, Battery Electric Vehicles, na comparação com os veículos a combustão ICEs, Inter- nal Combustion Engines, em combinação com os híbridos PHEVs, Plug-in Hybrid Electric Vehicles. Por Leandro Alves Elétrico puro-sangue não será protagonista mas cadeia crescerá A demanda por veículos 100% elétricos crescerá e desenvolverá a indústria. Mas no Brasil não serão essenciais para a descarbonização nem afetarão a infraestrutura elétrica. Por isto a infraestrutura elétrica bra- sileira dimensionada para este período pode atender à demanda semmuitos pro- blemas. Não fossem os veículos comer- ciais, especialmente os ônibus urbanos e os caminhões e vans para transporte em curtas distâncias, o last mile, a eletrifica - ção pura nem chegaria com a força que já se verifica na cadeia de fornecimento e ficaria, no Brasil, quase que exclusi - vamente concentrada nas tecnologias híbridas de propulsão. É verdade que haverá um salto por- centual nas compras e utilização de veí- culos totalmente elétricos, mas não será uma transformação total do cenário da mobilidade nacional. Na próxima década, 56 ESPECIAL AUTODATA 400 » ELETRIFICAÇÃO

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