400-2023-06

Junho 2023 | AutoData as metalúrgicas e a indústria de parafu- sos, que sofrem muito com ajustes de preço, nem sempre têm repasse e não conseguem se adaptar tão rapidamente quanto sistemistas e montadoras”. Esta previsibilidade, complementa o consultor da Bright, será acompanhada por ganhos de eficiência energética tanto para o bolso do consumidor quanto para o meio ambiente, e também de segu- rança, lembrando que o Brasil é um país que gasta R$ 50 bilhões por ano com acidentes de trânsito, considerando inde- nizações, gastos hospitalares etc: “Medi- das que valorizem os itens de segurança com benefícios às montadoras são muito importantes”. A fase 3 do Rota 2030, de 2027 a 2032, nem foi pensada ainda, garante Uallace Moreira. Ele diz que antes disto é preciso avaliar quais serão os avanços, onde o Brasil estará, quais as melhorias e quais serão os desafios da nova fronteira. Moreira conclui: “Vamos estabele- cer esta segunda fase, acompanhar e aí construímos o ciclo 3 do Rota, avaliando qual é o nível do desafio depois do que foi construído nos ciclos 1 e 2, deixando as bases para que o próximo governo possa dar continuidade a uma política de descarbonização, que é um grande desafio, com base no impacto social, na fronteira tecnológica, no investimento em P&D e no fortalecimento do ecossistema de inovação”. Divulgação/Stellantis Divulgação/Kia 54 ESPECIAL AUTODATA 400 » ROTA 2030

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