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AutoData | Junho 2023 incentivo para localizar. Por isto o progra- ma é um misto de obrigações e incenti- vos em pesquisa e desenvolvimento. Se for só obrigação não traz nada para cá. A vantagem do P&D é trabalhar com uni- versidades e centros de pesquisa, trazer pensamento e engenharia para o Brasil, para agregar ao País e torná-lo um polo de desenvolvimento”. Uallace Moreira destaca que este é o ponto mais importante do programa: “Na primeira fase a meta era investir 0,3% da receita operacional bruta das empresas em P&D. A ideia é aumentar agora para algo em torno de 0,5%”. O secretário lembra que uma das fra- gilidades do Inovar-Auto, que antecedeu o programa atual de 2012 a 2017, foi jus- tamente na articulação dos institutos de pesquisas tecnológicas e universidades com o setor de autopeças e montadoras. O Rota 2030, por sua vez, aproximou in- dústria e institutos. “A ideia é de que o novo ciclo aumente o patamar de exigência para que as em - presas se empenhem mais em investir em pesquisa e desenvolvimento numa maior aproximação com esses atores, até porque a conjuntura é muito diferente do que foi discutido em 2018”, cita Moreira. “A fronteira tecnológica com o carro elétrico deu um saltomuito grande e as discussões em torno do papel que a inovação tem no processo de crescimento, de desenvolvi- mento do projeto de neoindustrialização, ganha mais proeminência.” Ele prossegue: “Talvez um dos prin- cipais critérios do Rota 2030 para bene- ficiar empresas é justamente ampliar o investimento em P&D, para fortalecer o ecossistema de inovação e do setor au- tomotivo, gerando aproximação maior das empresas com universidades e institutos de pesquisas”. O secretário cita exemplos bem-sucedidos de projetos financiados pela indústria já em andamento comUni- versidade Federal de Pernambuco, UFMG, USP e Unicamp. Outro aspecto interligado ao P&D é que o Rota 2030 também fortalece a articula- ção dos fabricantes de veículos instala- dos no Brasil com o setor de autopeças, elevando o nível na cadeia de valor. Com isto a maioria das empresas fornecedoras menores podemmelhorar sua capacidade de inovação e seu alcance internacional, passando a ter capacidade para atender a demandas globais das montadoras. PREVISIBILIDADE E GANHOS Moreira acredita que, para além do Rota 2030, a reforma tributária será fun- damental para elevar a produtividade e a competitividade do setor e também com impacto na redução de preços: “O Rota 2030 é uma política setorial. Mas trabalha- mos com políticas de caráter horizontal, que atingem toda dinâmica produtiva no sentido de reduzir preços”. Ele confia que, à medida que ocorre uma mudança de caráter macroeconômi- co, commelhoria do ambiente de crédito e reforma tributária, haverá ampliação do acesso ao consumo de bens duráveis, com o é o caso dos automóveis. Para Murilo Briganti a previsibilidade proporcionada pelo Rota 2030 atrai inves- timentos, e fabricantes de veículos e auto- peças podem se adaptar aos movimentos: “É importante ter a previsibilidade para que nossa cadeia consiga se preparar. Não somente as grandes empresas mas Divulgação/Inmetro 53

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