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PRODUZIDO POR 29 Como funciona A arquitetura P0 com sistema de tensionamen - to da Schaeffler possibilita, através de investigações e simulações específicas, que essa tecnologia de tensionamento seja acoplado aos alternadores de 48V e de 12V, ou em meio ao layout do sistema acessório de veículos. “Esse sistema dispensa o uso do motor de partida, o que, além do peso, reduz o custo de produção do veículo e isto auxilia na via - bilização do investimento desta nova tecnologia”, explica o supervisor de Engenharia, Carlos Alberto Francisco de Moura Filho. O engenheiro explica. Em um sistema conven - cional, o sistema acessório atua de forma passiva, pois é conduzido pelos acionamentos realizados pelo virabrequim. Quando passamos a função de Start-Stop para o sistema acessório, este sistema passa a ter uma função ativa (gerando movimento/ torque) durante algumas estratégias de funciona - mento (Start- Stop & Boost). A partir do momento em que um acionamento elétrico impacta na di - minuição do esforço do motor a combustão, este sistema pode ser rotulado de “híbrido”, tendo esta classificação os veículos com sistema “P0” (Híbrido Leve), podem se enquadrar e aproveitar de benefí - cios tributários voltados a veículos híbridos. Dentre as estratégias de funcionamento, temos a condição de “Recuperation” que ocorre durante a desaceleração, onde a energia cinética é convertida em energia elétrica e utilizada para carregamento da bateria. No momento da aceleração identifica - mos a estratégia “Boost”, que, em um curto perí - odo, o sistema acessório novamente atua com um sistema ativo. Quando estamos prestes a parar o “Conseguimos até 3,8% de redução de CO2” Renato Acácio, gerente de Engenharia de Motores veículo, antes mesmo de parar por completo, o motor é desligado (dependendo da estratégia de cada montadora) e o sistema “BAS” (Belt Alternator Starter) iniciará o motor de forma suave com um alto torque assim que solicitado. Estes diferentes tipos de estratégias emudança de ponto de geração de torque necessitam de um sistema de tensionamento eficiente e preciso e a Schaeffler possui este conceito e conhecimento para implementá-lo. Esta tecnologia se torna ainda mais interessante pelos benefícios obtidos, como o impacto significativo na redução de emissões de CO2 em torno de 3,8% a 6,6%, pela sua relação custo-benefício com a eliminação de componen - tes e pela aplicação em veículos atuais de forma “plug&play” em algumas situações. Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Schaeffler América do Sul.

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