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28 Grupo Schaeffler possui tecnologia que possibilita a eliminação do motor de partida em carros com sistema start-stop, uma vez que o tensionamento permite que essa função seja realizada pelo alternador. Essa tecnologia híbrida pode ser instalada em qualquer carro produzido hoje no país. E até mesmo em boa parte da frota nacional circulante. SUSTENTABILIDADE... É PRA JÁ! U ma das metas mais ambiciosas do Grupo Schaeffler, que consta logo na abertura de seu Relatório Anual de Sustentabilida - de 2022, é tornar a empresa neutra em carbono até 2040. Portanto, vinculado a este propósito, novas tecnologias voltadas a ele - trificação são primordiais. E é ali, no line-up de conceitos atualmente produzido pela empresa, que algumas dessas novas tecnologias híbridas têm surgido, e, por se basea - rem em sistemas atualmente fabricados, possuem aplicação imediata. Um deles, batizado de P0, é tão simples... como genial. De acordo com Claudio Castro, diretor executi - vo de P&D da Schaeffler, os acionamentos híbridos serão responsáveis ​por aproximadamente 40% do mercado mundial até 2030. “Isso inclui acionamen - tos híbridos leves, completos e plug-in”, destaca. O P0 é o chamado “acionamento leve”. Para mercados em crescimento, a hibridização continua sendo uma opção extremamente atraente para reduzir as emissões de CO2 do tráfego. Renato Acácio, que é gerente da Engenharia de Motores da marca, e trabalha na unidade de Soro - caba (SP), quantifica essa redução. “Conseguimos até 3,8% de redução de CO2”, garante.

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