400-2023-06

15 AutoData | Junho 2023 O Brasil tem condições de exportar bio- combustíveis para o resto do mundo? Temos condições de produzir para o mundo inteiro mas isto só faz sentido se o resto do mundo adotar motoriza- ção capaz de usar etanol. Esta tem sido nossa obsessão: tentar mostrar que esta política europeia de utilização do carro elétrico a bateria e proibição de moto- res a combustão é uma loucura. Não é possível produzir baterias pesadíssimas sem emitir CO2, em atividades de mine- ração necessárias mas extremamente devastadoras do meio ambiente. Veja o caso da África que tem área para pro- duzir muito mais biocombustíveis do que nós, mas o continente tem proble- mas econômicos e sociais terríveis que provocammigração para a Europa. [NR: em minas no Congo que têm a maior produção de cobalto do mundo para “ Não será possível substituir todos os carros a combustão por elétricos. Não há lítio, cobre e outros metais suficientes no mundo para se produzir estes veículos. Então essa comparação é de algo possível, que já está disponível [biocombustível], com algo impossível [elétrico]. Precisamos é de marketing para tornar o biocombustível sexy.” baterias há denúncias comprovadas de exploração de trabalho infantil e aná- logo à escravidão.] Se a África produ- zisse biocombustíveis acabaria com os problemas de africanos e europeus. Os biocombustíveis têm essa capacidade até de resolver o problema da distribui- ção de renda e emprego. Como o senhor encara a oposição que se faz dos veículosmovidos por biocom- bustíveis comos elétricos? Na sua visão o que de fato émelhor para a necessária redução de emissões de CO2? Não é minha visão particular, mas as contas ciencíticas comprovam que os biocombustíveis são solução muito me- lhor do que baterias quando produzidos de maneira sustentável, como já acon- tece no Brasil. Um artigo de 2019 da Universidade de Bonn mostra que um Tesla na Alemanha emite [no ciclo de vida] a mesma quantidade de CO2 do que um BMWdiesel de potência similar. Isto é um verdadeiro me-engana-que- -eu-gosto. Outra questão é que não será possível substituir todos os carros a combustão por elétricos movidos por baterias metálicas. Não tem como: não há lítio, cobre e outros metais suficien - tes no mundo para se produzir esses veículos. Então essa comparação é de algo possível, que já está disponível [biocombustível], com algo impossível [elétrico]. Mas a força do marketing é muito grande e eu acho que estamos pecando tremendamente nisto: temos de mostrar mundo a beleza do etanol e dos biocombustíveis, tanto do ponto de vista científico, com dados, e tam - bém com uma campanha bem feita, pra tornar o biocombustível sexy.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=