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84 Maio 2023 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Por Márcio Stéfani Toyota entra em projeto para testar hidrogênio renovável na USP Comgás, Tupy e MWM transformam ônibus a diesel para o gás BMW amplia área de placas solares sobre sua fábrica Suspensys investe R$ 60 milhões em fábrica de sistemas de eletromobilidade AToyota do Brasil fará parte de projeto de pesquisa para produzir e utilizar hidrogênio renovável extraído do etanol, que vai alimentar um Mirai, carro elétrico equipado com células de combustível que geram energia. Além da Toyota, que está importando o veí- culo para os ensaios, a iniciativa envolve parceria de Shell Brasil, Raízen, Hytron, USP, Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa e Senai. A Shell anunciou que investirá R$ 50milhões no projeto, que tem o objetivo principal de calcular a pegada de carbono do ciclo campo à roda deste processo, ou seja, medir todas as emissões de CO2 desde o cultivo da cana, produção do etanol, extração do hidrogê- nio o consumo do gás pela célula de combustível. Será instalado no campus da USP, em São Paulo, um reformador catalítico para extrair do etanol 4,5 kg/h de hidrogênio. Ônibus da Itajaí Transportes Coletivos, que operam em linhas do transporte público de Campinas, SP, terão seus motores a diesel substituídos por outros a gás natural ou biometano. O negócio foi viabilizado por meio de parceria da distribuidora Comgás com a Tupy e sua empresa controlada MWM, fabricante de motores que executa a transformação dos veículos. Um ônibus da frota municipal já foi convertido para o GNV e está circulando na região do Campo Grande. Outras unidades devem ser gradativamente trans- formadas. A troca do diesel pelo motor MWM a gás natural fóssil reduz em até 25% a emissão de CO2 e em 90% a de material particulado. ABMWfez uma terceira ampliação na área coberta por painéis solares fotovoltaicos sobre o prédio da linha de montagem da fábrica de Araquari, SC, com a instalação de mais 820 placas, totalizando agora 1,9 mil em área de 9,9 mil m². A nova expansão deverá elevar a capacidade de geração de energia para mais de 1 mil MWh por ano, o suficiente para produzir 650 veículos exclusivamente com energia solar. Com investimento de R$ 60 milhões a Suspensys, fabricante de eixos do grupo Randoncorp, inaugurou unidade de produção dedicada a tecnologias de eletromobilidade em Caxias do Sul, RS. A Suspensys E-Mobility fará na nova linha a montagem de baterias com sistema de gerenciamento desenvolvido pela própria empresa, além do já conhecido e-Sys, eixo commotor elétrico para carretas, como a Hybrid R da Randon, ou caminhões e ônibus veículos híbridos. A solução foi apresentada em 2019 e lançada comer- cialmente no segundo semestre do ano passado. Divulgação/Toyota Divulgação/Suspensys Divulgação/BMW

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