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72 Maio 2023 | AutoData INDÚSTRIA » HISTÓRIA clientes. Assim, gradativamente, a MWM encerrou a maior parte dos contratos de fornecimento de motores próprios para os fabricantes de veículos e máquinas agrí- colas – quase todos sumiram da carteira. Em 2016 foi iniciada uma grande re- estruturação para conter as perdas. Para reduzir a capacidade ociosa a fábrica de Canoas foi fechada e, em 2019 foi encer- rada a operação industrial na Argentina. A MWM concentrou toda a produção onde havia começado, em São Paulo, na antiga unidade de Santo Amaro. Ao fim do processo o número de funcionários foi reduzido em dois terços, para pouco mais de 1,3 mil atualmente. Também foram vendidas e encerradas as parcerias na China e na Índia. DIVERSIFICAÇÃO Ao mesmo tempo, nos últimos anos, a MWM iniciou um processo de diversifi - cação das receitas sem sair do ramos de atuação, para não ficar tão dependente do fornecimento de motores próprios a fabricantes de veículos. A primeira aposta foi na ampliação dos negócios de after- market, com a construção, em 2015, de um moderno e automatizado centro de distribuição de peças, em Jundiaí, SP, e aumento significativo de distribuidores e do portfólio de componentes de repo- sição, com a criação de linhas de peças para veículos comerciais de várias marcas. Em 2019 a MWM passou a projetar e produzir dentro de casa grupos geradores completos de energia, utilizando seus pró- prios motores – que até então eramvendi- dos a fabricantes de geradores. Segundo Luzzi este investimento gerou uma espécie de “efeito borboleta” que abriu novas áre - as de negócios: “Uma coisa levou a outra. Quando começamos a vender geradores para produtores rurais eles nos pergun- tavam se não tínhamos motores a gás, o que então nos motivou a fazer também. Aí os clientes começaram a nos perguntar se tínhamos soluções para a produção de biogás, nós fomos atrás, contratamos es- pecialistas como engenheiros agrônomos e bioquímicos, e hoje fornecemos a solução completa, do biodigestor ao motor”. Também atendendo a pedidos de par- te dos clientes dos geradores em 2022 a MWMpassou a produzir torres de ilumina- ção com baterias alimentadas por placas solares fotovoltaicas. As exportações de motores MWM completos continuam para os ônibus In- ternational no México e alguns modelos também estão sendo embarcados para o Egito, que já se interessa também pelos motores a gás. Também seguem os em- barques de blocos usinados dos motores Big Bore para a Navistar/International nos Estados Unidos e dos D26 para a MAN na Alemanha. Coma capilaridade internacional trazida pelaTupya expectativa é de sensível crescimento dos contratos demanufatura para exportação. De acordo com Luzzi as consultas de interessados já começaram. “É motivador este processo que esta - mos vivendo. Após 38 anos na empresa vejo um futuro brilhante e isto é muito energizante”, sublinha Luzzi. Ele pontua que, ainda que bem menor do que foi há dez anos, a MWM é hoje uma empresa melhor preparada para o futuro, temmais resiliência e flexibilidade, e que coma Tupy tem potencial para voltar a multiplicar ne- gócios e crescer de forma robusta. Por paradoxal que seja, agora totalmente bra- sileira sob o controle de uma corporação de capital nacional, a MWM pode ser, de fato, multinacional.

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