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63 AutoData | Maio 2023 Célula de combustível a hidrogênio da GWM: potencial de uso no Brasil. Para completar a lista de notícias nas duas ocasiões a empresa apresentou uma série de produtos que poderão vir ao Brasil e, ainda, a picape Poer, que de- verá ser o primeiro modelo nacional, no ano que vem. Todos esses movimentos, as visitas de autoridades e as informações sobre a es- trutura que abrigará a produção inicial de 20 mil unidades/ano, deixam o horizonte mais claro sobre o cronograma da GWM no País. Quando tomou posse da fábrica, em janeiro de 2022, trabalhava com a expectativa de começar a produzir um veículo híbrido flex ainda em 2023. Mais tarde, extraoficialmente, por causa dos efeitos da pandemia na cadeia logística, dentre outros entraves burocráticos, a GWM definira que seu primeiro modelo nacional sairia das linhas de Iracemápo- lis no terceiro semestre de 2024. Agora, numa deferência política inusitada [nor - malmente executivos das empresas di- vulgam essas informações], foi repassada ao ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin a primazia de anunciar o 1º de maio de 2024 como o Dia D da produção da GWM no Brasil. INCENTIVOS ESTADUAIS Os próximos doze meses pro- metem ser intensos no complexo produtivo do Interior paulista, que estará fechado para receber todos os equipamentos necessários à produção. A importação desses itens foi um capítulo decisivo para a definição do início da produção, de acordo com Ricardo Bastos, diretor de relações governa- mentais e institucionais da GWM, pois ainda estavam pendentes autorizações para trazer maquinário es- pecífico sem o recolhimento de ICMS. Bastos conta: “Temos a autorização para peças importadas e alguns equipa- mentos. Mas ainda faltava o governo es- tadual conceder esta mesma autorização para peças nacionais com componentes importados, além de veículos, máquinas e equipamentos importados específicos para a linha de montagem”. Em verdadeira ofensiva contra o pro- cesso de desindustrialização do Estado, em abril, num intervalo de menos de duas semanas, o governador Tarcísio de Frei - tas anunciou importantes investimentos da indústria automotiva em São Paulo. Primeiramente recebeu representantes da Toyota na sede do governo paulista para anunciar investimento de R$ 1,7 bi- lhão para produção de um novo veículo híbrido flex em Sorocaba, SP. E na semana seguinte foi à GWM para assinar termo de engajamento para promover, em parceria com a montadora, estudos de viabilidade de uma rota logística com caminhões movidos a hidrogênio. Nessa ocasião Freitas encaminhou a questão pendente do ICMS: “Não espe- raremos pela reforma tributária. O Estado de São Paulo criará todas as condições para reduzir os tributos na importação. Lá na frente podemos substituir a isenção de ICMS por outro mecanismo”. Durante o evento na fábrica Ricar- do Bastos explicitou como funcionará a

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