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59 AutoData | Maio 2023 com mais tecnologia e potência, é um importante reforço para nossa linha de produtos”. PROCESSOS COMPLETOS Saem da linha de Araquari os BMW mais vendidos no mercado brasileiro: o sedã Série 3 em primeiro lugar e o X1 em segundo representammais dametade das vendas do grupo no País. Os dois foram os primeiros nacionalizados pela fabri- cante, em 2014, e hoje são os pilares que há quatro anos consecutivos sustentam a liderança da marca alemã no nicho de veículos premium no Brasil – o que vem justificando os investimentos feitos na ope - ração, que somam R$ 1,8 bilhão desde a abertura da fábrica. “Somos o maior produtor de veículos premium da América do Sul”, destaca Otávio Rodacoswiski, diretor geral da fá- brica de Araquari. A BMW é a única das fabricantes de automóveis premium – daquelas que instalaram operações in- dustriais, no início da década passada, na onda dos benefícios do Inovar-Auto – com processos industriais completos, incluin- do soldagem de carrocerias, pintura e montagem final, com pouca automação e muito trabalho manual, devido ao baixo volume de produção. Além de processos completos e grau de nacionalização relativamente alto para baixos volumes de produção todos os quatro modelos montados em Araquari, hoje, estão na mesma geração dos BMW europeus. O novo X1 foi lançado há seis meses na Europa e, além dele, a fábrica de Santa Catarina já produzia as versões mais atualizadas do sedã Série 3 e dos SUVs X3 e X4. “Agora precisamos aumentar as ven- das e a produção aqui para decidir no- vos investimentos”, diz Maru Escobedo. A fábrica tem seiscentos empregados que trabalham em dois turnos incompletos, produzindo perto de 10 mil unidades/ano, ou menos de um terço da capacidade de 35 mil/ano. A linha comum onde são manufatura- dos o X1 e o Série 3 produz cerca de 36 carros por dia, enquanto são montados diariamente apenas de três a quatro X3 e X4 – estes dois têm bem menos na- cionalização, pois chegam da BMW dos Estados Unidos semidesmontados, com carrocerias já soldadas e pintadas. Dois fornecedores foram incorpora- dos à fábrica com cerca de duzentos funcionários: a Magna Cosma faz a sol- dagem de partes estruturais estampa- das das carrocerias do X1 e do Série 3 e a Benteler faz a montagem interna de motor, câmbio, eixos e sistema de freios. A BMW também compra localmente da Lear os bancos de seus dois modelos mais vendidos no País.

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