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57 AutoData | Maio 2023 HÍBRIDO MAIS ACESSÍVEL Para o governador Tarcísio de Freitas o novo carro híbrido, além de contribuir com a redução de emissões de poluentes e gases de efeito estufa, por ser ummodelo compacto, deverá tornar a tecnologia mais acessível a um maior número de pessoas: “Será a possibilidade de mais brasileiros experimentarem um veículo híbrido flex”. Chang assegurou que o novo veículo tem essa missão de ampliar o acesso aos benefício da mobilidade eletrificada: “Se focarmos somente nos segmentos mais altos não teremos ganho ecológico nenhum”. O governador ressaltou que a Toyota investe no que ele chama de vocação de São Paulo, que é a transição energética e o carro híbrido flex: “Tenho a certeza de que esta é uma fortaleza que o Brasil possui. Poderemos usar o elétrico ou o carro com o etanol. Do ponto de vista ambiental é muito importante e é uma tecnologia que, seguramente, podere- mos exportar para vários países. Veremos o híbrido flex ganhando cada vez mais mercados”. Está nos planos da Toyota, de acordo com Rafael Chang, exportar o novo carro e seus motores para 22 países, principal- mente da América Latina. PRÓ-VEÍCULO VERDE O governador afirma que o projeto da Toyota integra o objetivo maior de criar um ecossistema necessário para atrair investimentos da indústria ao Estado: “Aquilo que vale para Toyota vale a to - das as outras empresas. A partir do mo- mento em que projetos são apresentados buscaremos incentivá-los substituindo capex [gastos em ativos] por tributos, por exemplo, devolvendo crédito de ICMS, e para alguns setores estudaremos novas reduções de alíquota”. Até o momento o investimento da Toyota é o maior valor de aporte enqua- drado no Pró-Veículo Verde. Por meio do programa empresas do setor automoti- vo podem utilizar créditos de ICMS para financiar projetos de investimento para construção ou modernização de suas fábricas, desenvolvimento de novos pro- dutos e/ou ampliação de negócios no Estado de São Paulo.

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