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49 AutoData | Maio 2023 Divulgação/MB iniciativa na América do Sul: “Apoiamos todas as áreas da empresa para entender as necessidades e conectá-las com as startups. Este processo busca os desa- fios e quais são as oportunidades dentro de todos os negócios, seja suporte, RH, jurídico, manufatura, supply chain e até novas tecnologias, veículo autônomo e inteligência artificial, big data e outros”. Assim a fabricante de veículos se co- necta a startups para desenvolver solu- ções ligadas ao seu plano estratégico Dare Forward 2030, em três eixos: des- carbonização e economia circular, ecos- sistema da mobilidade incluindo veículo autônomo e eletrificação, e tratamento de dados, da inteligência artificial, do big data, ou do veículo como fonte de informações. Desde 2021, quando foi consolidada a fusão da FCA com a PSA que criou a Stellantis, o grupo realizou cerca de trinta provas de conceitos ou projetos que foram feitos com startups. E muitos desses desenvolvimentos já estão em operação na empresa, inclusive esca- lando de uma fábrica para outra ou de um país para outro. Das iniciativas a gerente cita a Jetta- Cargo, projeto que a Stellantis implemen- tou na Argentina. Trata-se de um software que utiliza tecnologia 3D e inteligência artificial para fazer simulação de como a carga ficará acomodada no caminhão e melhorar os pontos: “Assim é possível otimizar o número de caminhões que se- rão necessários para fazer o transporte”. O projeto partiu de uma conversa com um parceiro de inovação, observou Ma- rina Lima: “Levamos este desafio para a frente. Agora está funcionando na Argen- tina e traremos para uma operação no Brasil. Eles também estão conversando com equipes do Oriente Médio, África e Índia para escalar a solução”. ENTREGAS URBANAS AÉREAS Desde 2017 a Mercedes-Benz man- tém parceria com a Liga Ventures e também tem um programa próprio de aceleração de startups. Em 2020 aco- lheu a proposta de desenvolvimento de um projeto de entregas urbanas por via aérea, que foi carregada para a recém-separada divisão de carros e vans da empresa, que desde 2022 opera de forma independente da fabricante de caminhões e ônibus. Aline Rapassi , gerente de produto da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, conta que “vimos que poderíamos conectar mais um modal de transporte de carga junto com a nossa Sprinter de forma inovadora”. O projeto foi realizado junto com a Speedbird, primeira empresa brasileira a obter certificação da Anac para de - senvolver e operar sistemas aéreos não tripulados no transporte de pequenas cargas: “Eles operam seus drones, que precisam de um ponto de decolagem e pouso. Fazem isso em uma Sprinter equipada com um drone port. E dentro da van há o sistema de controle próximo da operação”. JettaCargo: software de acomodação de cargas desenvolvido no Venture Studio da Stellantis. Divulgação/Stellantis

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