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42 Maio 2023 | AutoData CADEIA DE PRODUÇÃO » TRIBUTAÇÃO já chegou a ser de 5% no início da década passada mas, desde 2018, foi reduzida a insignificantes 0,1% da cifra exportada. Anos atrás, antes da pandemia, a indús- tria queria negociar com o governo uma alíquota de ressarcimento do Reintegra de 10% dos valores exportados até que fosse feita uma reforma tributária para desonerar as vendas externas, mas as negociações não prosperaram. Enquanto isso o Recof, que já existia desde 2002 e passou por aperfeiçoamentos em 2012 e 2016 para permitir a adesão de ummaior número de empresas, sequer era cogitado para evitar o pagamento de impostos nas exportações. OPORTUNIDADE AO SETOR AUTOMOTIVO Com relação ao seu alto potencial para reduzir custos tributários e deixar mais di- nheiro em caixa o instrumento de suspen- são de impostos ainda é pouco utilizado no País. Segundo a KPMG, no Brasil, cerca de 120 corporações industriais aderiram ao Recof. Como comparação, o México contabiliza 5 mil organizações inscritas em regime similar. Para Carlos Ottoni, sócio-líder da KPMG no segmento de comércio e aduana, mui- tas empresas ignoramo Recof “por falta de conhecimento ou por simples negligência e acomodação para fazer as mudanças necessárias para se enquadrar ao regime”. Segundo ele atualmente a KPMG atende perto de trinta clientes de Recof, vinte já em operação e dez em análise para ado- ção dos processos necessários à adesão. Flávia Spadafora, sócia lider da con - sultoria no segmento automotivo, obser- va que o Recof se encaixa muito bem na operação da indústria automotiva, que tem uma longa cadeia produtiva: “Muitas das empresas que aderiram ao regime são do setor automotivo, mas o potencial é bemmaior do que revela o número atual de usuários”. Fabricantes de veículos instalados no Brasil como General Motors, Stellantis, Volkswagen, Scania, VWCO e DAF já fa- zemuso do Recof emdiversos níveis, prin- cipalmente para suspender os impostos de suas importações, mas o instrumento vem ganhando maior aderência. Grandes fornecedores como Bosch, Aptiv e Sumi- tomo/Dunlop já aderiram. AMPLIAÇÃO PARA A CADEIA Para aumentar os ganhos do instru- mento as montadoras querem ampliar o Travel mania/Shutterstock

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