399-2023-05

31 AutoData | Maio 2023 3100FT, ainda como pré-lançamento, que oferece melhor precisão e maior capaci- dade operacional de hectares plantados por dia. MOTORES Fornecedores de motores também vieram em peso a Ribeirão Preto. A Cum- mins anunciou investimento de US$ 124 mil para a nacionalização do motor QSF 3.8, versão derivada do ISF 3.8 aplicado em caminhões que já está sendo produ - zido no Brasil. O QSF foi desenvolvido para aplicações em máquinas agrícolas e de construção e atende aos níveis de emis - sões Tier/Mar-1, pronto para as próximas fases da regulação para o segmento. O cliente demandava ummotor nacio- nal da Cummins para este segmento e a empresa ainda não o tinha localizado, o que dificultava os negócios porque uma máquina com propulsor importado difi - cilmente consegue ser financiada com as taxas subsidiadas do Finame. A MWM também foi à Agrishow com novidades e redobrou sua aposta no gás natural e biometano. Já oferece desde o ano passado o serviço de transformação de veículos emáquinas com a substituição do motor diesel por outro a gás. No seu estande a MWM apresentou umcaminhão já convertido de um cliente. Para o agronegócio o motor movido a biometano pode ser uma ótima opção de economia e de redução de emissões, à medida que muitas fazendas podem produzir seu próprio biocombustível por meio de biodigestores para extrair o gás de resíduos agrícolas e dejetos orgânicos gerados na operação. A MWM também oferece, com empresas parceiras, a insta- lação do processo completo de geração do biogás em propriedades agrícolas. Segundo a MWM o desempenho dos caminhões e máquinas transformados para uso do gás segue muito próximo da motorização diesel, agregando ainda benefícios como redução do custo por quilômetro rodado, menor nível de ruído dos motores e facilidade na manutenção, com 85% dos componentes similares ao do motor diesel. A FPT, divisão fabricante de motores do Iveco Group e da CNH Industrial, tam- bém aposta no futuro movido a gás para o segmento agrícola e apresentou em seu estande os motores NEF 6 Natual Gas e o N67 Natural Gas. Os dois também foram apresentados nos estandes da Iveco e da New Holland Agriculture equipando o caminhão S-Way Natural Power e o trator T6 Methane Power.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=