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22 Maio 2023 | AutoData EVENTO AUTODATA » FÓRUM VEÍCULOS COMERCIAIS manda represada, também impulsionada pela retomada do mercado externo, mas não o suficiente para representar grande incremento na linha de produção. AAnfavea projetamercado interno de 16 mil chassis para 2023, queda de 7,8% sobre 2022. Diretor devendas da Iveco Bus Latam, Danilo Feztner pontuou que a projeção da empresa vai namesma linha, uma vez que a Selic alta encarece o crédito e dificulta a aquisição de novos veículos, tudo isso somado à chegada do Euro 6, que eleva os preços ematé 30% emalguns modelos. Mesma visão possui Jorge Carrer, di- retor de vendas da Volksbus: “Tudo traz incertezas para o mercado, que deverá ter no segundo semestre desempenho umpoucomelhor de demanda por ônibus Euro 6, mas não o suficiente para chegar a um resultado positivo”. A queda aguardada pela Anfavea faz sentido porque, segundo Carrer, “passa- remos por período semgrandes licitações federais, cenáriomacroeconômico compli- cado e um prazo de aceitação do Euro 6”. Paulo Arabian, diretor de vendas da Volvobus, acredita que o volume de em- placamentos será muito próximo do que foi o ano passado, “umpouco afetado pela antecipação de compras e também pelas incertezas macroeconômicas, que retar- dam alguns investimentos”. Mais otimista Walter Barbosa, diretor de vendas de ônibus da Mercedes-Benz, projeta que o volume de vendas poderá ser até maior que o de 2022, passado o primeiro trimestre. Os encarroçadores, representados no evento de AutoData por Ruben Bisi, presi- dente da Fabus, por Maurício Lourenço da Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio, e por Ricardo Portolan, diretor co- mercial da Marcopolo, dividem o mesmo sentimento que Barbosa. Os três acreditam que o segundo semestre deverá trazer re- cuperação e, assim, 2023 pode fechar com crescimento sobre 2022. IMPLEMENTOS O setor de implementos rodoviários costuma refletir o comportamento do mercado de caminhões com certo atraso, pois primeiro é feita a compra do veículo, sua fabricação e, então, o pedido chega aos fabricantes de carretas e carrocerias sobre chassis. No primeiro trimestre de 2023 o cres- cimento registrado nas vendas de imple- mentos, de 4,3% sobre o ano passado, refletia pedidos fechados ainda na Fe - natran, realizada em novembro de 2022 – o mesmo movimento aconteceu com caminhões Euro 5 que foram produzidos até dezembro.

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