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21 AutoData | Maio 2023 me específicas para veículos que emitem menos. Presidente da Iveco, Márcio Que- richelli afirma que o banco de fomento precisa se reestruturar internamente para voltar a ser protagonista no financiamento de veículos pesados. O BNDES já representou porcentu- al superior a 80% dos financiamentos de caminhões, mas, nos últimos anos, com o atrelamento de suas linhas a juros de mercado, perdeu espaço por falta de atra- tividade e, atualmente, não funciona como deveria, avalia Querichelli. “Este cenário torna o crédito cada vez mais restrito e esta tendência precisa mu- dar, porque vivemos isto desde o fim do ano. Caso contrário teremos que apertar aindamais os cintos. Precisamos criar polí- ticamais positiva com relação aos financia - mentos e espero que esta situação comece a ser redefinida nas próximas semanas, pois é muito importante que o governo tomemedidas para a indústria automotiva em geral.” Cortes, da VWCO, sugeriu a adoção de um Finame Verde para incentivar os novos veículos produzidos no Brasil com motorização Euro 6 e tambémos elétricos e movidos a gás. Alex Nucci, diretor de vendas de so- luções de transporte da Scania no Brasil, também endossa que linhas de crédito diferenciadas, para produtos que poluem menos, caso do Euro 6, e dos movidos a gás ou eletricidade, trariam luz ao setor “assim como para o desenvolvimento do biometano e de sua rede de abas- tecimento, e de malha de recarga para caminhões elétricos”. Nucci também mencionou que a re- novação de frota, o programa Renovar, é tema que precisa sair do papel para puxar o setor. A opinião é compartilhada por Ri- cardoAlouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da VWCO. Além do Renovar ele avalia que a estruturação da política econômica do governo dará con- sistência ao mercado de caminhões. ÔNIBUS TÊM CENÁRIO MELHOR Quanto aos ônibus Alouche destacou a nova concorrência do Caminho da Escola, que está sendo alinhada pelo governo federal com volumes representativos e, ainda no primeiro semestre, novo edital será divulgado. A situação da venda de chassis é dife- rente daquilo que ocorre com caminhões, pois o segmento tem apresentado cres- cimento na comparação com o fraco de- sempenho de 2022. Como foi, de longe, o segmento que mais sofreu durante a pandemia, devido às restrições impostas ao transporte coletivo, existe muita de-

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