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20 Maio 2023 | AutoData EVENTO AUTODATA » FÓRUM VEÍCULOS COMERCIAIS produzidas, a ociosidade das fábricas será ainda maior, de 38% considerando apenas dois turnos. Cortes lamenta: “Isto assus - ta porque todas as empresas investiram muito para ter essa capacidade produtiva instalada. Só que o volume para pagar tudo isso não está vindo”. PERSPECTIVA DE FORTE QUEDA Diretor executivo de caminhões daVolvo Alcides Cavalcanti trouxe a informação de que as vendas dos novos veículos tinham começado a reagir na primeira quinzena de abril: “Até omomento, de janeiro a abril, apenas 12% dos caminhões emplacados são Euro 6. E, considerando o volume ven- dido este mês, 39% são Euro 6”. Fechados os números de abril, divul- gados pela Anfavea no início de maio, a contabilização foi de que, nos primeiros quatro meses do ano, apenas 4,3 mil ca- minhões vendidos são Euro 6 produzidos em 2023, o que representa menos de 12% do total de emplacamentos no período. Cavalcanti projeta para 2023 mercado de 75 mil caminhões acima de 16 tonela- das – em 2022 foram emplacados 98 mil veículos deste porte e, se confirmada a expectativa, haverá redução de 23,4% no segmento de semipesados e pesados. Até o momento a Anfavea ainda não realizou nenhuma revisão nas expectativas para 2023, o que deve acontecer após os resultados do primeiro semestre. Para uni- dades acima de 3,5 toneladas a perspectiva é de queda de 12%, para 112 mil unidades. Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing de caminhões da Mercedes- -Benz, ponderou que, diante do atual ce- nário, omercado deverá ficar de 15% a 20% abaixo de 2022. Adepender do comporta- mento da economia no decorrer de 2023, e caso a diminuição seja de 15%, são espe- radas 95,2mil unidades comercializadas. E, se o tombo for de 20%, serão emplacados 89,6 mil caminhões. “Embora a tecnologia Euro 6 entregue mais valor agregado, commenor consumo, redução de emissões eTCO [custo total de propriedade] mais baixo, houve uma soma de fatores negativos: juros altos, restrição ao crédito, insegurança emquestões políticas à espera de posicionamento do governo. A junção disso tudo é desafiadora, mas acredito que essemomento seja transitório.” NECESSIDADE DE FINANCIAMENTO Os participantes do fórum ressaltaram, em uníssono, a urgência de estímulos a linhas de financiamento do BNDES Fina -

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