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17 AutoData | Maio 2023 confirmam nosso mantra: não fazemos nenhum negócio sem enxergar as si- nergias que elas trazem. Omercadobrasileirodeveículos pesados passapor severa retraçãocoma transição da motorização para Euro 6. Como este momento afeta a Randoncorp? Uma das fortalezas do nossomodelo de negócio é a diversificação. Algo como 20% das nossas receitas vêm de fora do País, outros 20%vêmda reposição e 60% estão associados aomercado doméstico de implementos e fornecimento a fabri- cantes de veículos. Mas desta porção de 60% cerca de 40% estão relacionados com vendas ao agronegócio, que vem desempenhando muito bem. Então, em torno de 20% a 25% do nosso faturamento estãomais sujeitos a chuvas e trovoadas. Por atuarmos em muito segmentos te- mos resiliência de faturamento. Não quer dizer que a gente não sofra: publicamos nossas projeções para 2023 comexpec- tativa de receitas que vão de R$ 10,5 bi- lhões, o que seria ligeiramente inferior a 2022, a R$ 12 bilhões, que seria superior. Esperamos um bom ano apesar da tur- bulência no mercado de caminhões. Como o senhor avalia o desempenho do mercado de veículos comerciais no se- gundo semestre? Nossa expectativa está alinhada com o que foi divulgado pelo Sindipeças e pela Anfavea. Com a pré-compra de veículos Euro 5 associada ao aumento de custos trazidos pelos modelos Euro 6, inflação alta, taxas de juros elevadas e restrição de crédito, prevemos uma queda subs- tancial, em torno de 20%, na produção de caminhões este ano. “ Em torno de 20% a 25% das receitas estão mais sujeitas a chuvas e trovoadas [com a queda de vendas de caminhões e ônibus no País]. Por atuarmos em muitos segmentos temos maior resiliência de faturamento.” a R$ 70 milhões, e este valor hoje sal- tou para R$ 130 milhões. No caso da Fremax, há quatro anos, compramos geração de caixa de R$ 26 milhões e já estamos com mais de R$ 80 milhões. Isto acontece porque quando fazemos a transação também traçamos umplano para determinar em quais áreas as divi- sões do grupo podem colaborar umas com as outras para aumentar receitas, racionalizar compras, eliminar duplas funções. Isto é histórico na companhia: fabricamos semirreboques e as áreas de autopeças alimentam a divisão Monta- dora, mas também vendem para cami- nhões, ônibus e até nossos concorrentes. Nossa área de serviços financeiros nos auxilia a vender nossos semirreboques e também a comercializar autopeças no mercado de reposição, da mesma forma temos o consórcio [que vende carretas Randon e produtos de parceiros como caminhões DAF, ônibus Volare e máquinas John Deere]. Este anos cria - mos a Addiante em sociedade com a Gerdau para locação de veículos pesa- dos e equipamentos. São exemplos que

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