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15 AutoData | Maio 2023 no processo de adoção tecnologias dis- ruptivas, é a adoção em massa quando o produto for mais barato. Quais são, hoje, as principais apostas e investimentos em eletrificação? A Randon montadora oferecerá versões de semirreboques com tração elétrica. A Suspensys concentrará a produção de componentes do sistema, incluindo baterias, softer de controle e motores elétricos, que poderão ser utilizados por diversos caminhões ou ônibus híbridos. No aporte de R$ 60 milhões anunciado na Suspensys para produzir baterias em Caxias do Sul, RS, a Randon desenvolveu tecnologia própria para produzir baterias ou está trazendo de fora? Desenvolvemos dentro de casa, com engenheiros brasileiros, todo o sistema de tração elétrica comeixo, bateria, PMS [programa de gerenciamento] e parte estrutural. Trabalhamos com startups, universidades e empresas parceiras. As células [de lítio], assimcomo ocorre com 95% de todos os fabricantes de veículos eletrificados nomundo, estamos trazen - do da China, mas o projeto da bateria, bem como seu processo de testes e validação, foi feito por nós. Como o investimento em startups está inserido nos planos da Randoncorp? Hoje temos 33 projetos de tecnologia avançada em andamento, nos quais trabalhamos com doze universidades, sete no Brasil e cinco no Exterior, e com dezessete startups brasileiras que nos auxiliamcom suas especialidades. Algu- mas vezes fazemos investimento direto, adquirindo porcentualmenor de startups que tenham sinergias com o que nós fazemos. Exemplo disto foi na Fenatran, onde lançamos nosso sistema de tele- metria. Este projeto foi executado dentro de casa com o apoio de uma startup, a Delta, com a qual desenvolvemos uma solução exclusiva e protegida: apenas nós temos. Outra forma de relacionamento são contratos específicos de cooperação, como aconteceu no projeto da carreta elétrica com o eixo e-Sys. Existem planos para entrar em novas áreas de atuação? Criamos mais recentemente a quinta divisão do grupo, focada em tecnologias avançadas [reúne o campo de provas do Centro Tecnológico Randon, a Auttom Automação e Robótica e a Nione]. Esta nova vertical alimenta as outras quatro do grupo [Randon Montadora, Autope- ças, Frasle Mobility e Serviços Financei- ros] e também temprodutos que comer- cializará para outras empresas. O mais recente investimento nesta nova área foi a Nione, uma empresa de nanotecno- logia. Já inventamos e patenteamos um processo demanufatura em larga escala com nanopartículas de nióbio, ummetal extremamente caro [para uso em ligas] que melhora propriedades mecânicas. Com a nanometria conseguimos obter os mesmos benefícios mas de maneira viável, mais econômica. Quando se mis- tura nanopartículas de nióbio em uma pintura, por exemplo, aumenta de quatro a cinco vezes a resistência à corrosão. Lançamos na Automec alguns produtos que já usam esta tinta. Se misturar com ferro fundido consegue fazer peças que competem com o alumínio [em peso e resistência] a um custo menor. No caso

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