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70 » FIM DE PAPO Abril 2023 | AutoData 60,64 kg 30,41 kg 25,79 kg 21,45 kg “ Nós não podemos continuar produzindo carro muito caro para um povo que não pode comprar. Em 2010, quando deixei meu segundo mandato, o Brasil matriculava 3,8 milhões de veículos novos por ano. E a expectativa que se tinha naquela época era que a gente estivesse agora em 2023 matriculando 6 milhões. Hoje, não conseguimos matricular nem metade daqueles 3,8 milhões. Então tem um problema. E o governo, as empresas e os sindicatos estão sendo chamados para resolver.” O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em café da manhã com jornalistas no início de abril. ........................................................................................................................................ “ Temos já no Brasil a frota mais limpa do mundo, que usa etanol, pois na Europa e na China os elétricos estão entrando só agora. Temos de olhar para o problema e pensar nas soluções. O problema é o excesso de CO2 na atmosfera e, como soluções, temos diversas opções. A eletrificação está longe de ser uma solução brasileira: é europeia, é chinesa, é para a Califórnia. Aqui temos o híbrido flex.” Antonio Filosa, presidente da Stellantis América do Sul, ao comentar os resultados de testes de emissões de CO2 (veja abaixo nesta página) realizados em conjunto com a Bosch. “ Juros altos são a principal razão para a queda de vendas de veículos atualmente, que não vão reagir sem melhores condições de crédito.” Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, ao comentar os resultados da indústria fabricante de veículos no primeiro trimestre de 2023. ........................................................................................................................................ “ O Brasil é punido por juros altíssimos, por políticas do Banco Central que acho muito difíceis de explicar. Essas taxas poderiam cair significativamente, talvez 8%, 7%, 6%. Não é o momento para austeridade fiscal, e sim de aumento dos investimentos públicos, mas os recursos estão indo para pagamento de juros da dívida em vez de infraestrutura, saneamento, habitação, energia verde e outras áreas de alta prioridade.” Jeffrey Sachs, economista, professor da Universidade de Columbia e diretor do Centro para o Desenvolvimento Sustentável, em participação no seminário Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século 21, promovido em março pelo BNDES, Cebri e Fiesp. CO2 equivalente emitido em 240,5 km rodados por um veículo usando gasolina brasileira E27, com 27% de etanol anidro, considerando o ciclo poço à roda de produção, distribuição e uso do combustível, segundo cálculo concluído este ano em testes da Stellantis com a Bosch. CO2 equivalente emitido em 240,5 km rodados por um veículo elétrico a bateria na Europa, considerando a matriz energética da região em todo o ciclo de geração, distribuição e utilização da energia, segundo o mesmo cálculo nos testes de Stellantis e Bosch. CO2 equivalente emitido em 240,5 km rodados por um veículo no Brasil usando 100% de etanol hidratado, E100, no mesmo cálculo concluído por Stellantis e Bosch, considerando o ciclo de produção, distribuição e uso do combustível. O mesmo cálculo de CO2 emitido em teste de 240,5 km rodados por um veículo elétrico a bateria no Brasil, considerando geração, distribuição e utilização da energia de acordo com a matriz energética do País, cerca de 80% composta por fontes renováveis de usinas hidrelétricas, eólicas e solares.

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