398-2023-04

57 AutoData | Abril 2023 “Podemos conquistar mais, temos um óti- mo produto”. Em duas versões, Advance e Exclusive, que custam R$ 148,5 mil e R$ 171,6 mil, o Sentra poderá atrair órfãos do Honda Civic nacional, que desde o ano passado deixou de ser produzido no País e que hoje só está disponível importado em versão híbrida, por quase R$ 250 mil. CONCORRÊNCIA Alémdo Corolla o Sentra concorre com outros dois sedãs médios que têm aca- bamento similar e, assim como ele, são produzidos em países que têm acordos comerciais com o Brasil e que, por isto, são isentos de imposto de importação. E que, assim, podem ter preços parecidos. É o caso do Chevrolet Cruze, fabricado pela GM na Argentina e que no ano pas- sado foi o segundo mais vendido, com quase 15% do segmento. Bem atrás vem o Volkswagen Jetta, também produzido no México e com participação insignificante, inferior a 1% em 2022. Com preços competitivos para ganhar mercado de outros modelos e segmen- tos a Nissan também confia no visual completamente renovado do Sentra para atrair clientes: o sedã ficou mais bonito, mais comprido, mais largo e com mais espaço interno na comparação com a sua sétima geração. O plano de vendas se completa com a oferta de amplo pacote de equipamen- Divulgação/Nissan tos e sistemas avançados de assistência ao motorista. Segundo o diretor de ma- rketing, Humberto Gómez, o Sentra tem, emmédia, 20% a mais de itens do que os principais concorrentes. EQUIPAMENTOS E TEST DRIVE Desde a versão mais barata o veículo está equipado com seis airbags, contro- les eletrônicos de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, frenagem automática de emergência, pi- loto automático adaptativo que mantém distância pré-definida do carro à frente, alerta de mudança involuntária de faixa com assistência no volante para corrigir a rota, alerta de ponto cego, câmara 360 graus que facilita as manobras, faróis au- tomáticos e alerta de fadiga do motorista. A lista de série é composta por ar-con- dicionado digital e automático de duas zonas de temperatura, direção elétrica, ajustes elétricos do banco do motorista, teto-solar, quadro de instrumentos par- cialmente digital, sistema multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento para smartphones, aquecimento dos bancos, rodas de liga leve aro 17. O motor do Sentra é 2.0 com injeção direta de gasolina, aspirado, de 151 cv. O câmbio é o automático CVT Xtronic de oitava geração, que simula oito marchas. A reportagemdeAutoData viajou cerca de 300 quilômetros com o novo Sentra, que semostrou potente e capaz de realizar ultrapassagens e retomadas na estrada sem dificuldade para embalar e atingir a velocidade permitida, mesmo sem contar com o empuxo extra de um turbocom- pressor. Isolamento acústico, acabamento interno e conforto para os ocupantes du- rante a viagem também são pontos que merecem boas notas. O sedã também está disponível no serviço de assinatura, o Nissan Move, nas duas versões, com mensalidades de R$ 3,6 e R$ 4 mil. O valor mensal inclui se- guro, troca de pneus, revisões, manuten- ções, carro reserva e assistência 24 horas. [Com reportagem de Caio Bednarski, Agência AutoData]

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=