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50 Abril 2023 | AutoData MERCADO » PERFIL subiramna mesma proporção e chegaram a 26,5%. Em 2021 o tombo dos compactos foi ainda maior e eles fecharam o segundo ano da pandemia com 34,6%, contra as- censão de 6 pontos porcentuais dos SUVs, que chegaram a 32,8% e avançarammais um pouco no ano seguinte, para os 34,4%. Ainda que commenos vigor outro seg- mento que apresentou crescimento na última década foi o de picapes. O aumento de participação é resultado de diversos lançamentos, sendo os mais representa- tivos da Fiat, com a Toro e a nova Strada. De acordo comos dados da Jato em cinco anos as picapes compactas avançaramde 5,2% para 7% do mercado, um incremento de quase 50%. Já as médias e grandes partiram de 8% em 2017 e chegaram a 9,7% em 2022. No sentido contrário, em menos de dez anos, as peruas, que já tinham re- presentatividade mínima e respondiam por apenas 1,86% das vendas, em 2012, desapareceram como fimde linha da der - radeira representante da categoria, a Fiat Weekend, que deixou de ser produzida no início de 2020. Os sedãs, considerando modelos mé- dios e compactos somados, demons- tram maior resistência, mas com menos vigor do que há uma década. Dos 23,4% de representação, em 2012, o segmento declinou para 15,7% em 2022, um enco- lhimento de mais de 30%. GOL MARCA FIM DE SUA ERA O fim de produção do Volkswagen Gol, após 42 anos de boas vendas – 27 dos quais como líder de mercado, uma vaca leiteira –, tem peso considerável no encolhimento do segmento dos hatches no Brasil. Mesmo com a morte anunciada no fim do ano passado o hatch foi o auto - móvel mais vendido da marca em 2022 e o 2017 2018 2019 2020 2021 2022 YTD FEV 2023 Evolução do preço médio de tabela dos carros no Brasil Valores em R$ Fonte: Jato Dynamics 70 877 74 314 76 430 86 385 111 938 130 851 139 471 6,9 % 4,8 % 2,8 % 13,0 % 29,6 % 16,9 % 6,6 %

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