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45 AutoData | Abril 2023 cabines dos caminhões estimava produzir 56 mil unidades em 2022, mas fez 42 mil e este ano a estimativa é de 34 mil. Assim o terceiro turno na unidade foi cancelado no fimdo ano passado e não foram renovados os contratos temporários de 130 dos 180 funcionários que haviam sido contratados para a jornada extra. Agora mais um turno será suspenso e de 250 a trezentos em- pregados deverão ser colocado em layoff. Na mesma linha de atuação a Scania cancelou o segundo turno emSão Bernar- do, e não renovou os contratos temporários de operários. A Iveco interromperá sua linha produtiva em Sete Lagoas, MG, por doze dias, a partir de 24 de abril. Mas Bonini diz não acreditar em de- missões, aomenos por enquanto: “Émuito cedo para vislumbrar este cenário, mas é importante avançarmos em busca de soluções”. Ele reforça que, no ano passado, não foi possível visualizar o efeito de pré-compra porque as vendas estavam muito lineares ao longo dos últimos meses, o que tornou difícil enxergar emensurar a aquisição ante- cipada de caminhões Euro 5 para fugir dos aumentos de preços do Euro 6. Outro fator foi a menor disponibilidade de produtos diante da falta de chips. O dirigente assinala que a conjuntura atual não é inesperada, mas as condições atípicas de 2022 encobriram tendências e resultaram em dinâmica de mercado que se mostra pior do que era esperado: “O volume de compra de caminhões P8 está abaixo do que se imaginava. Por isto acendeu a luz amarela, pois a questão que fica é: até quando essa demanda por P8 continuará baixa?”. INGREDIENTES AMARGOS DE 2023 São diversos os pontos que só agra- vam o que já está difícil por causa do alto custo do caminhão com a motorização Euro 6. Embora a economia brasileira tenha avançado 2,9% no ano passado no último trimestre o PIB desacelerou, recuou 0,2% emcomparação aos trêsmeses anteriores. O ritmo lento de crescimento econô- mico – as projeções de mercado indicam que o PIB de 2023 deve avançar só 0,91%, de acordo como BoletimFocus do Banco Central – reduz a necessidade por trans- porte demercadorias e, por consequência, põe o pé no freio da intenção de comprar veículos mais novos, ainda que sejammais econômicos e menos poluentes. Tudo reflexo de poder de compra cor - roído pelos anos de inflação elevada, do aumento dos calotes e da maior seletivi- dade na concessão de crédito que, aos elegíveis, dispõe de juros estratosféricos diante da persistente taxa Selic a 13,75% ao ano, patamar inalterado desde agosto de 2022 e que, ao que tudo indica, seguirá assim até o segundo semestre quando, a depender do tamanho da crise, deverá recuar para também elevados 12,75%. Presidente da Iveco América Latina, MárcioQuerichelli pondera que omomento atual é resultante de equação que envolve questões tão ou mais relevantes do que só o fator de adoção de nova tecnologia de emissões: “A mudança nos cenários político e econômico, com taxas de juros elevadas, que não devem sofrer mudança por enquanto, assim como instabilidade, que deverá continuar. Algo planejado hoje pode ser totalmente diferente amanhã, de acordo com os rumos do vento”. Querichelli diz que, ao se colocar tudo em uma mesma panela e discutir com investidores, principalmente estrangei- ros, torna-se difícil seguir com índice de confiança elevado: “Todas as montadoras Divulgação/VWCO

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