398-2023-04

44 Abril 2023 | AutoData MERCADO » VEÍCULOS COMERCIAIS 3,3 6,2 5,2 4 Vendas Produção Ônibus no 1º trimestre 2023 Em mil unidades Em mil unidades -29,6 % jan-mar 2022 jan-mar 2022 jan-mar 2023 jan-mar 2023 Fonte: Anfavea Período janeiro fevereiro março 1º tri Total de emplacamentos 1.714 1.935 2.570 6.219 EURO 5 produzidos em 2022 Unidades 1.714 1.914 2.560 6.188 Participação 100% 98,9% 99,6% 99,5% EURO 6 produzidos em 2023 Unidades 0 21 10 31 Participação 0% 1,1% 0,4% 0,5% +87,2 % produzidas e 172,8 mil emplacamentos, números que jamais foram repetidos. “Em2022 havia crise de oferta, faltavam peças, componentes, matérias-primas. Não foi possível dar mais aomercado. Em 2011, porém, houve pré-compra de 10%, ou seja, 10% maior, e no início de 2012 houve uma queda de 30% se comparado ao ano ante- rior. O saldo nessa equação foi uma redução anual de 20%.” Sem o aumento extra na demanda por caminhões Euro 5 na reta final do ano passado, a produção de 162 mil unidades equivale a tímido crescimento de 1,9% sobre 2021, pouco para formação de estoques, enquanto as vendas de 127 mil veículos representaram leve queda de 1,5% na com- paração com o ano anterior. LINHAS PARANDO Depois de um ano fraco a iminência de outro bem pior já está sendo sentida nas linhas de produção. Para equalizar o ritmo das fábricas com a baixa deman- da – e agora sem o colchão do estoque de Euro 5 – as montadoras já anunciaram suspensão de um turno de trabalho e férias coletivas menos de três meses depois de terem realizado paralisações, no início do ano, para fazer a adaptações das plantas à nova tecnologia de emissões. Aomenos três fabricantes já anunciaram medidas drásticas de ajustes para baixo na produção. AMercedes-Benz concedeu fé- rias coletivas emSão Bernardo do Campo, SP, e emJuiz de Fora, MG, e a partir demaio concentrará a fabricação de caminhões em apenas um turno durante dois ou três meses. Por isto negociou a suspensão tem- porária de contratos de trabalho, em regime de layoff, de cerca de 1,5 mil empregados que trabalhavam no segundo turno nas duas fábricas. Movimentações da Mercedes em Juiz de Fora já prenunciavam as dificuldades. A fábrica onde são soldadas e pintadas as

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=