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42 Abril 2023 | AutoData MERCADO » VEÍCULOS COMERCIAIS Vendas Produção Caminhões no 1º trimestre 2023 Em mil unidades Em mil unidades -28,8 % jan-mar 2022 jan-mar 2022 jan-mar 2023 jan-mar 2023 Fonte: Anfavea Período janeiro fevereiro março 1º tri Total de emplacamentos 10.457 8.108 10.051 28.616 EURO 5 produzidos em 2022 Unidades 10.447 7.814 8.520 26.781 Participação 99,9% 96,4% 84,8% 93,6% EURO 6 produzidos em 2023 Unidades 10 294 1.531 1.835 Participação 0,1% 3,6% 15,2% 6,4% 26,9 34,4 28,6 24,5 +6,6 % assim como os últimos acontecimentos, uma vez que começamos a sentir [a retra- ção] nas vendas”. ATÉ TRÊS MESES DE ESTOQUE Vice-presidente daAnfavea, e diretor de relações institucionais da Scania, Gustavo Bonini calcula que existe estoque bruto de 22 mil 662 caminhões Euro 6 à espera de compradores, considerando que dos 24 mil 497 caminhões produzidos este ano apenas 1 mil 835 foram emplacados, em- bora ele ressalve que da venda ao licencia- mento existe umperíodo de consolidação do negócio que por vezes pode demorar algumas semanas. “O estoque de P8 já dá para dois ou três meses. Agora é preciso que a demanda avance em abril para que se justifique a produção emvolumes mensais importan- tes”, pondera. Já com relação ao estoque de Euro 5, ele diz, não é possível identificar a quantidade, pois este volume, em tese, já saiu dos pátios das montadoras após o prazo final de emplacamento, em 31 de março, e agora cada concessionária é que temestse controle, nãomais as fabricantes. Bonini lembrou que na época da mi- gração dos motores Euro 3 para os Euro 5, em 2012, o cenário era bem diferente, pois não havia a crise de abastecimento de componentes que marcou 2021 e 2022 e antecedeu a transição para o Euro 6 neste 2023. Por isto houve um intensomovimento de antecipação de compras nos últimos meses de 2011, que culminou nos recor- des históricos de produção e vendas de caminhões no País, com223,6mil unidades

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