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41 AutoData | Abril 2023 caminhões vendidos em 2023, ou 1,8 mil veículos, foramproduzidos neste ano, con- sequentemente com a nova motorização Euro 6. Os 1,8 mil caminhões Euro 6 comercia- lizados este ano tiveram as vendas con- centradas emmarço – prazo final para que as montadoras emplacassemos modelos Euro 5 produzidos até o fim de 2022. Em janeiro apenas dez unidades com a nova tecnologia de emissões foramemplacadas. Em fevereiro foram 294 e 1,5 mil no mês passado. No caso dos ônibus, que também ti- veram de se adequar ao Proconve P8, as vendas demodelos Euro 6 são ainda mais insignificantes: mirradas 31 unidades que correspondem a 0,5% dos 6,2 mil empla- camentos no período. Os demais 6,2 mil chassis, ou 99,5% do total, são equipados com motores Euro 5, ou P7. MERCADO DISTORCIDO A chegada dos modelos Euro 6 ao mercado brasileiro, diante de demanda que quase não deu as caras de janeiro a março, combinada com a despedida dos Divulgação/Volvo Euro 5 em estoque que sustentaram os negócios no período, provocou enorme descompasso do ritmo de produção e o volume de vendas. Graças exclusivamente à desova extra de unidades P7 que restavamemestoque as vendas de caminhões, este ano, registra- ram crescimento de 6,6% na comparação como acumulado dos três primeirosmeses de 2022. O resultado não refresca emnada a situação, pois no primeiro trimestre do ano passado os negócios foram prejudicados pela falta de componentes nas linhas de produção, que não conseguiam atender a toda a demanda. Portanto esta pequena expansão trimestral pode até ser conside- rada uma queda. Presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes confirma o des - compasso: “As vendas no primeiro trimestre só não foram muito impactadas porque todos nós ainda estávamos vendendo Euro 5 e essa realidade ainda não chegou aos emplacamentos. Mas chegou à produção”. De fato o tombo no chão de fábrica foi grande e explicita a situação crítica dos primeiros meses de 2023, que registraram o volume de produçãomais baixo desde a severa crise do setor em 2016 e 2017 e, an- tes disso, não se via nada pior desde 2004. Saíramdas linhas no primeiro trimestre 24,5 mil caminhões – todos Euro 6 –, resultado quase 30% inferior à quantidade fabricada de janeiro a março do ano passado, que acumulou 34,4mil unidades, uma diferença a menor de 9,9 mil veículos. Cortes observa que, de janeiro a fe- vereiro de 2023, na comparação com no- vembro e dezembro de 2022, a produção de caminhões e ônibus encolheu quase 60%, porcentual grande o suficiente para assustar o setor até mesmo neste período de começo de ano em que o desempe- nho já é, costumeiramente, arrefecido na comparação com o fim do ano anterior. Com relação ao primeiro bimestre de 2022 o recuo atingiu 40%. O executivo pondera que, a despeito das férias coletivas e das dificuldades para subir a rampa da produção de modelos Euro 6, “estes números nos preocupam,

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